- PUBLICIDADE -
Inovação e Mercado

CÓDIGO DE ÉTICA DO ZOOTECNISTA PRIORIZA CLAREZA NAS INFORMAÇÕES

CÓDIGO DE ÉTICA DO ZOOTECNISTA PRIORIZA CLAREZA NAS INFORMAÇÕES Aprovado em maio, novo texto acompanha a evolução da profissão
Por Equipe Cães&Gatos
etica-1561485764
Por Equipe Cães&Gatos

Aprovado em maio, novo texto acompanha a evolução da profissão

Mais claro e abrangente, o novo Código de Ética do Zootecnista foi aprovado em plenária pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), no dia 11 de abril, em Brasília (DF). Após 37 anos da primeira versão, o documento foi instituído pela Resolução nº 1.267/2019 e entrou em vigor no Dia do Zootecnista (13 de maio). 

Mais claro e abrangente, o novo Código de Ética do Zootecnista foi aprovado em plenária pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), foi instituído pela Resolução nº 1.267/2019 e está em vigor desde maio deste ano. As mudanças visam acompanhar a evolução da profissão, bem como novas resoluções do CFMV e a legislação em geral. 

O juramento do zootecnista passa a figurar no documento, além de menções à importância do bem-estar animal e da genética, temas ainda incipientes na profissão 37 anos atrás. O assessor técnico da Presidência do conselho, Fernando Zacchi, destaca algumas inovações no novo Código de Ética. Entre elas: com uma visão de Saúde Única, ressalta a importância do papel do zootecnista na promoção do desenvolvimento sustentável, preservação e conservação dos recursos naturais, bem como na manutenção e melhoria da qualidade da vida humana e animal; reforça o compromisso de respeito à comunidade, ao cliente, ao paciente e a outros profissionais, dando ênfase à sua responsabilidade civil e criminal; elenca os deveres do zootecnista quando assume o papel de responsável técnico, disciplinando também questões nas quais possa haver conflito de interesses para os profissionais que tenham atribuição de fiscalização; regulamenta a conduta profissional diante de publicações científicas, na propaganda pessoal e nas divulgações em veículos de comunicação de massa. 

“O objetivo do novo código é preservar os bons profissionais e atualizar as regras de conduta no exercício da Zootecnia. Trata-se de uma grande conquista para os oito mil zootecnistas atuantes no Brasil”, afirma o conselheiro efetivo do CFMV, Wendell José de Lima Melo. 

Para o presidente da Associação Brasileira de Zootecnia (ABZ), Marinaldo Divino Ribeiro, a aprovação do novo Código de Ética do Zootecnista reflete o atual momento de relacionamento institucional vivido entre a Zootecnia brasileira e o CFMV, na medida em que o processo de revisão do documento se arrastava há anos. “Não bastasse a necessidade de atualização em si, uma vez que o código anterior era de 1982, o texto aprovado dá clareza a relações de comportamento e ação do zootecnista, apresenta maior conformidade ao juramento feito por ocasião da colação de grau, confere mais segurança à adoção das medidas legais, no caso de possíveis infrações éticas e assegura à sociedade o cumprimento do dever institucional de prestar serviços calcados em parâmetros éticos”, conclui. 

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Compartilhe este artigo agora no

Siga a Cães&Gatos também no