Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.

Especial #MEUVETESHOW

PremieRpet avança na nutrição de cães e gatos e fortalece a prática veterinária no País

Porta-voz comenta a importância do bom relacionamento com o veterinário e da entrega de produtos demandados pelo mercado
Por Equipe Cães&Gatos
premier
Por Equipe Cães&Gatos

Conteúdo especial com o apoio:

Neste mês dos veterinários, tantos são os avanços da Medicina Veterinária comentados por aí. Um exemplo deles é que, há 40 anos, nas grades curriculares das faculdades de Medicina Veterinária e, também, de Zootecnia, não existiam disciplinas que abordavam a nutrição de cães e gatos, algo tão importante de ser aprendido e praticado.

Quem nos lembra disso é o médico-veterinário e gerente de Treinamento & Desenvolvimento da PremieRpet, Ricardo Nazareno de Menezes, que adiciona que, nessa época, também não havia preocupação com o tipo de alimentação fornecida aos cães e gatos que, na maioria dos casos, recebiam restos de comida. “Os casos de desnutrição por dietas desbalanceadas eram recorrentes. Em contraste, nos últimos anos encontramos um número considerável e crescente de faculdades que oferecem disciplina específica sobre nutrição de cães e gatos. O avanço do conhecimento da nutrição de cães e gatos mostrou a importância de se oferecer, por meio da dieta, as quantidades ideais dos nutrientes essenciais de acordo com estágio de vida, porte, raça, nível de atividade e condições de saúde, visando atender o bem-estar e longevidade dos pets”, comenta.

Alimentos coadjuvantes, hoje, são uma forte demanda do mercado (Foto: divulgação)

Hoje, o que se observa é um olhar cada vez mais atento de médicos-veterinários e dos próprios tutores para os diferenciais de conceitos nutricionais e as práticas sustentáveis atreladas a esses alimentos. “Todo esse avanço influencia de maneira positiva nas recomendações”, avalia Menezes.

Hoje, à disposição do veterinário, do paciente e de seu tutor, existem no mercado opções que vão além do nutrir, que são os alimentos coadjuvantes. “Quando pensamos nesses alimentos, como os produtos da linha PremieR Nutrição Clínica, levamos em consideração os principais pontos que, por meio da dieta, poderemos auxiliar o animal a não evoluir com a patologia e/ou ter uma evolução mais lenta da mesma. Um exemplo clássico é o alimento para obesidade, que possui uma restrição de extrato etéreo (gordura), maior concentração de fibras, o que ajuda na saciedade, ou seja, tudo auxilia para que o pet tenha uma dieta devidamente balanceada e consiga reduzir o peso corpóreo”, menciona.

Porém, neste caso, a dieta é um dos pontos para o sucesso do tratamento do pet, bem como exercícios físicos e outras orientações que o médico-veterinário que acompanha o paciente venha a fazer.  “Todos estes alimentos coadjuvantes são devidamente balanceados para a patologia em questão, sendo que o médico-veterinário fará a prescrição da quantidade ideal do alimento, quantidade de refeições por dia, entre outras opções. PremieR Nutrição Clínica é resultado de intensas pesquisas científicas, aliada à tecnologia inovadora que aumenta a performance e eficácia dos produtos. E sabemos que além da prescrição, o acesso é fundamental. Por isso, a PremieRpet subsidia voluntariamente os preços dos produtos da linha PremieR Nutrição Clínica, reforçando a missão da empresa de tornar a relação das pessoas com seus animais de estimação a mais próxima, prazerosa e longa possível”, compartilha.

Investimento em pesquisa

E nem só com a missão de nutrir adequadamente os animais vem a PremieRpet. A empresa, além de seu compromisso com excelência nutricional, contribui com o avanço da nutrição de cães em gatos em inúmeras frentes, com crescentes investimentos em inovação tecnológica e conhecimento científico por meio das pesquisas realizadas em seu Centro de Desenvolvimento Nutricional (CDN), gerando publicações compartilhadas com toda a comunidade científica em congressos nacionais e internacionais na área, bem como auxílios e incentivos à pesquisa, como o Prêmio de Pesquisa PremieRpet e o Projeto de Apoio à Pesquisa do Instituto PremieRpet, além dos investimentos no CEPEN, da USP.

A empresa investe no desenvolvimento científico na área de nutrição e nutrologia de cães e gatos desde sua fundação (Foto: reprodução)

“Acreditamos e investimos no desenvolvimento científico na área de nutrição e nutrologia de cães e gatos desde a nossa fundação. Realizamos investimentos permanentes em pesquisa como forma de estimular a geração de conhecimento na medicina veterinária e, em especial, em nutrição e nutrologia de cães e gatos, fomentando a inovação e o crescimento do setor. Sabemos que esse estímulo à pesquisa é ainda mais importante no cenário brasileiro, que ainda carece de investimento em pesquisa acadêmica”, declara.

Na visão do porta-voz, é importante haver esse apoio da iniciativa privada na geração de conhecimento, promovendo o vínculo entre as áreas acadêmica, clínica e a indústria, gerando resultados efetivos nos cuidados com a nutrição, manejo alimentar e inovação em produtos com conceitos nutricionais diferenciados. “Contamos com uma grande equipe de campo, que visita os médicos-veterinários por todo o Brasil, entregando conteúdo técnico-científico relevante e atualizado, auxiliando a prática clínica. Todo esse time ministra palestras para médicos-veterinários, em hospitais veterinários, clínicas médicas e em eventos”, cita.

Auxílio aos veterinários

Como uma forma de ajudar os veterinários, a PremieRpet conta com a PremieRvet, uma plataforma de relacionamento com o médico-veterinário idealizada para auxiliar a rotina clínica e prescrição nutricional, com as funcionalidades mais relevantes para o profissional que está no dia a dia do atendimento. “A plataforma é um produto digital desenvolvido com aplicação da metodologia ágil, tendo o cliente como centro da experiência de uso. Temos a orientação nutricional, a calculadora nutricional e recentemente lançamos uma funcionalidade superimportante, que é o tratamento de obesidade, que auxilia muito o médico-veterinário. A plataforma está em constante processo de inovação, com funcionalidades que serão lançadas periodicamente, como conteúdos científicos exclusivos para suporte ao atendimento e atualização de protocolos. As atualizações serão sempre agregadas na ordem de importância para a rotina dos médicos-veterinários, segundo o que eles mesmos relatam em nossas pesquisas”, conta Menezes.

Outro item que auxilia o veterinário na clínica disponibilizado pela empresa é a calculadora e orientação nutricional. “Com ela, o médico-veterinário conseguirá calcular de maneira correta e rápida, conforme necessidade do paciente. Além disso, os nossos níveis de garantia, presentes em todas as embalagens, são uma excelente referência para os profissionais que desejam fazer o cálculo da dieta. Mas indicamos o uso contínuo da PremieRvet, que facilita e colabora para o dia a dia dos médicos-veterinários”, reitera.

Para manter o bom relacionamento com os veterinários e ofertar o que o mercado procura, além da plataforma, a PremieRpet tem uma escuta ativa com relação às demandas que vem do mercado. “Trabalhamos para mantermos um relacionamento muito próximo aos médicos-veterinários de todo o Brasil. Além disso, estamos sempre próximos às maiores instituições de ensino do país, aos médicos-veterinários referências do mercado e a todos os melhores estudos científicos provenientes de outros países. Deste modo, as inovações são constantes, oferecendo o que há de melhor e mais seguro aos pets”, garante.

A alimentação dos pets passou a ser algo de suma importância para boa parte dos tutores (Foto: reprodução)

Veterinária do futuro

Sobre a constante evolução da profissão, Menezes conta que cada vez mais são observados estudos destinados a particularidades, sejam patologias ou especificidades de determinadas raças. “Um exemplo disso é a nossa linha PremieR Raças Específicas que contém particularidades nutricionais totalmente vinculadas à raça em questão, com o objetivo de auxiliar na saúde e longevidade destes pets. Certamente a alimentação é um ponto fundamental para termos nossos pets conosco por mais tempo, associado às inúmeras tecnologias e procedimentos, a prática veterinária tende a estar sempre em constante atualização”, observa.

Para aqueles que estão no mercado pet há alguns anos, segundo o executivo, é nítido e notório o avanço ocorrido nos últimos tempos. “A alimentação dos nossos pets passou a ser algo de suma importância para boa parte dos tutores, sendo que há 15 ou 20 anos, os cães e gatos comiam restos de comida. Muitas vezes, eram intoxicados acidentalmente com ingredientes que são comuns em nossa dieta, porém não são adequados aos nossos pets”, lembra.

Agora, considerando que os pets passaram a integrar a família e que a relação de troca e amor é cada vez mais intensa, as empresas sérias que se dedicam ao mercado pet têm, na opinião de Menezes, por obrigação entregar a cada dia um produto/serviço melhor, que atenda com o máximo de qualidade a estes seres tão especiais. “A PremieRpet tem como missão tornar a relação das pessoas com seus animais de estimação a mais próxima, prazerosa e longa possível. Nossa visão é participar da relação de amor entre as pessoas e seus animais de estimação, como a marca escolhida para cuidar desse vínculo por toda a vida dos pets. Além disso, temos como alguns de nossos valores, entregarmos produtos de alta qualidade, garantindo os melhores processos, foco em nosso cliente e inovação constante”, finaliza.