Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Marketing e Produtos

Profissional explica o papel dos probióticos no organismo dos pets

Alterações bruscas na alimentação, como introdução de alimentos sem transição gradual, podem desestabilizar a flora intestinal
Por Equipe Cães&Gatos
cachorros brincando
Por Equipe Cães&Gatos

O intestino do seu cão é muito mais do que um órgão digestivo. Conhecido como o ‘segundo cérebro’, ele contém neurônios e neurotransmissores que atuam de forma independente do cérebro e uma variedade de bactérias que desempenham papel vital na saúde geral do animal. “Essas bactérias ajudam a regular o equilíbrio da microbiota intestinal, influenciando diretamente na homeastase do organismo. Assim, qualquer mudança na rotina do seu cão, como alterações na dieta ou no ambiente, pode afetar sua saúde como um todo”, explica Marília Scauri, gerente de produtos da Pearson Saúde Animal. 

Os probióticos auxiliam o equilíbrio saudável da microbiota intestinal. Eles ajudam a regular a presença de bactérias benéficas e prejudiciais no trato gastrointestinal, promovendo uma digestão mais eficiente e prevenindo problemas, como diarreia e constipação. Além disso, o intestino equilibrado contribui para um estado emocional mais estável, uma vez que a saúde digestiva está ligada ao bem-estar mental do seu pet. 

O intestino equilibrado contribui para um estado emocional mais estável, uma vez que a saúde digestiva está ligada ao bem-estar mental do seu pet (Foto: Reprodução)

Sintomas de desequilíbrios na microbiota intestinal podem se manifestar de diversas formas. “Entre os sinais mais comuns estão mudanças no padrão de fezes, como diarreia ou constipação, que indicam que a digestão do pet não está funcionando corretamente. Outros sintomas incluem gases, vômitos e desconforto abdominal. Além disso, alterações no comportamento, como irritabilidade ou letargia, podem sugerir que as desordens intestinais podem estar afetando saúde mental do animal”, destaca Marília Scauri. 

As causas de desequilíbrios podem variar, incluem mudanças na dieta, estresse, uso excessivo de antibióticos e infecções parasitárias. Alterações bruscas na alimentação, como introdução de alimentos sem transição gradual, podem desestabilizar a flora intestinal. O estresse ambiental, como mudanças na rotina ou no ambiente, também pode ter impacto. 

A gerente de produtos da Pearson Saúde Animal ressalta a importância dos suplementos alimentares no auxílio ao bom funcionamento do sistema digestivo dos pets. “Um exemplo eficaz é o NutriCore Simbio Cães, da Pearson. Trata-se de um suplemento formulado para promover a saúde intestinal dos cães.” O produto combina cinco cepas de probióticos, prébióticos (como MOS), enzimas digestivas e vitaminas, oferecendo um pacote completo para manter o equilíbrio da flora intestinal. Sua fórmula rica em probióticos e prébióticos auxilia na restauração e manutenção de uma microbiota saudável, melhora a absorção de nutrientes e contribui para a redução do odor das fezes. 

Fonte: Pearson Saúde Animal, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.

LEIA TAMBÉM:
Cães e limão? Brincadeira de internet pode ser perigosa para a saúde do seu pet

Pets têm direito a pensão na separação do casal? Advogada explica sobre o conceito
Pesquisa revela que veterinários relatam o estresse como um dos principais desafios da profissão

Compartilhe este artigo agora no