Ronrons, miados, trinados, rosnados e estalos de dentes. Essas são os principais sons que os gatos emitem em diferentes situações. Ao contrário do que muitos pensam, esses barulhinhos não servem apenas para expressar prazer ou pedir comida, eles também transmitem emoções como alerta, frustração ou até intimidação.
O especialista em comportamento felino, Jackson Galaxy, menciona: “Estudos apontam que gatos domésticos desenvolveram uma linguagem vocal para se comunicar melhor com os humanos, enquanto gatos selvagens tendem a ser mais silenciosos”.
Mas o que cada vocalização significa?
O profissional define o que os felinos buscam com cada som que são capazes de emitir:
- O miado: É o jeito do gato chamar atenção do tutor e, em geral, leva à comida, petisco, carinho, uma porta sendo aberta ou algum outro pedido do pet.
- O ronronar: Ainda é um mistério para os cientistas, mas sabe-se que pode estar ligado tanto a uma resposta de tranquilidade, quanto a um mecanismo de cura interna, emitido em uma frequência que favorece a recuperação.
- O estalar de dentes: Muitos gatos emitem esse som ao observar uma ave fora de alcance e pode ser uma demonstração de frustração ou até uma “prática” para a mordida letal utilizada na caça.
- O rosnado: Trata-se de um som menos amigável e também pode vir acompanhado de gritos, silvos e guinchos, sons comuns de se ouvir em brigas entre gatos ou quando estão sentindo dor.
Segundo Galaxy, essas variações vocais mostram como os gatos utilizam uma linguagem complexa para se comunicar com humanos e outros animais, revelando uma faceta social que vai além do estereótipo de independência felina.
FAQ
Quais são os principais sons emitidos pelos gatos e o que eles significam?
Ronrons, miados, trinados, estalos de dentes e rosnados são usados pelos gatos para expressar emoções como alerta, frustração, tranquilidade e até intimidação.
Como os gatos utilizam a vocalização para se comunicar com humanos?
Segundo o especialista Jackson Galaxy, os gatos domésticos desenvolveram uma linguagem vocal para chamar a atenção dos tutores, diferentemente dos gatos selvagens, que são mais silenciosos.
O que o ronronar representa no comportamento felino?
Embora seja um mistério, o ronronar pode estar ligado tanto à tranquilidade quanto a um mecanismo de cura interna, emitido em frequências que favorecem a recuperação.
LEIA TAMBÉM:
Livro aborda a sensibilidade e as habilidades dos gatos no mundo da caça
Caspa em gatos tem tratamento e precisa de atenção dos tutores
Comportamento alimentar e estresse em gatos estão conectados