Dedicação é necessária para garantir conforto aos animais
Cada vez mais o assunto bem-estar animal é colocado em pauta dentro da Medicina Veterinária, já que uma das funções dos veterinários é garantir, além da saúde, bem-estar aos animais. Mas, o que, realmente, é e o que engloba?
O tema abrange uma série de fatores e pode ter explicações um pouco diferentes por parte de cada um, mas com o mesmo objetivo, de que o animal esteja sempre o mais confortável possível, em qualquer situação. A World Small Animal Veterinary Association (WSAVA) define que bem-estar animal é o bem-estar físico, psicológico, social e ambiental dos animais. Quem relembra isso é a membro do Comitê de Bem-estar Animal da WSAVA, Natasha Lee.
A médica-veterinária da Comissão de Bem-estar Animal, do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Rosangela Ribeiro Gebara, comenta que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), bem-estar animal significa como um animal está se adaptando às condições em que vive. Se está em uma boa condição, saudável, confortável, bem nutrido, seguro, se é capaz de expressar comportamentos natos e se não está passando por situações desagradáveis, como dor, medo e estresse.
No dia a dia da clínica, Rosangela comenta que os médicos-veterinários são importantíssimos na promoção do bem-estar, pois são os responsáveis pela saúde física e psicológica dos animais, além de serem os principais responsáveis por passar informações aos tutores. “Em relação a aspectos comportamentais, os profissionais devem orientar os proprietários a promoverem um ambiente rico, evitando o isolamento social, o tédio. Ensiná-los a apostar em enriquecimento ambiental”, diz.
Leia a reportagem completa na edição de junho da C&G VF. Acesse aqui.
Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD.