Já está em atividade um projeto de extensão universitária da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, campus de Botucatu, intitulado “Educação estratégica para a prevenção de doenças renais em cães e gatos”.
“A saúde renal é vital para o bem-estar de cães e gatos, os rins são responsáveis por desempenhar um papel importante no equilíbrio hidroeletrolítico do organismo, entre outras funções”, explica a professora Priscylla Tatiana Chalfun Guimarães Okamoto, responsável pelo projeto. “Assim como em humanos, as doenças renais podem impactar significativamente a qualidade de vida dos animais. Portanto, a prevenção é fundamental para garantir que esse sistema funcione adequadamente ao longo de suas vidas”.
O objetivo do projeto é atuar estrategicamente para que alunos do ensino fundamental aprendam a prevenir as doenças renais em cães e gatos, abordando desde a importância da hidratação adequada, adoção de uma dieta balanceada, como também efetuar exames regulares e o manejo ideal desses animais. “Ao compreender as medidas preventivas adequadas, os tutores terão a fonte de informação para desempenhar um papel ativo na promoção da saúde renal de seus animais de estimação, contribuindo para uma vida longa e saudável”, afirma a professora Tatiana.
O projeto pretende realizar uma ampla conscientização da população sobre o que são as doenças renais na Medicina Veterinária, as suas causas, suas consequências e o que pode ser feito para evitar. Esse processo busca não só disseminar conhecimento, mas também informar como a prevenção pode levar a resultados positivos, muitas vezes inimagináveis. “Além disso, visa promover a interação com o meio científico para crianças em situação de vulnerabilidade socioeconômica de forma leve e divertida, para assim estimular a curiosidade e o aprendizado”.
Os integrantes do projeto prepararam um folder informativo sobre saúde renal e práticas preventivas do sistema urinário dos pets, para ser distribuído entre os tutores de animais que comparecem a consultas na Clínica Médica de Pequenos Animais do Hospital Veterinário da FMVZ/Unesp.
E ao longo de 2025, as atividades serão direcionadas aos alunos do ensino fundamental II da rede pública de ensino no município de Botucatu-SP. Com base nos conhecimentos científicos fornecidos pela universidade, os integrantes do grupo de estudos GENUV (Grupo de estudo em Nefrologia e Urologia Veterinária) vão preparar apresentações curtas com o objetivo de transferir saberes relacionados ao campo de estudos da nefrologia e urologia em animais domésticos, tornando o processo interessante e atrativo para o público-alvo.
Buscando estender o alcance do projeto para os responsáveis das crianças e adolescentes do ensino fundamental II, o folder informativo também será distribuído aos jovens estudantes, com a recomendação de mostrá-los aos seus pais e familiares, para que estes se informem sobre as práticas preventivas tratadas pelo projeto. “O resultado esperado por nós é a ampla melhora nos pilares de bem-estar animal, o que leva ainda a uma provável redução da casuística de afecções do sistema urinário”, conclui a professora Tatiana.
Fonte: FMVZ UNESP, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.
FAQ
Qual a importância da saúde renal?
A saúde renal é vital para o bem-estar de cães e gatos, os rins são responsáveis por desempenhar um papel importante no equilíbrio hidroeletrolítico do organismo, entre outras funções
Qual o objetivo do projeto?
O projeto pretende realizar uma ampla conscientização da população sobre o que são as doenças renais na Medicina Veterinária, as suas causas, suas consequências e o que pode ser feito para evitar.
Onde está sendo desenvolvido o projeto?
Na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, campus de Botucatu (SP).
LEIA TAMBÉM:
Seu cão idoso precisa de brincadeiras adaptadas
A saúde urinária do seu pet precisa de atenção
Durante fim de ano, seu gato pode estar mais exposto a doenças