- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades

Cães pequenos se destacam pela enorme inteligência

Tamanho dos cães se torna apenas um detalhe quando comparado a enorme inteligência de algumas raças apresentam
Por Equipe Cães&Gatos
Cães pequenos se destacam pela enorme inteligência
Por Equipe Cães&Gatos

Existem raças de cães pequenos que surpreendem quando o assunto é inteligência. Eles podem ser fofinhos e carismáticos, mas também são muito espertos e possuem várias habilidades. Elas apresentam uma facilidade maior em aprender truques e se dão muito bem no adestramento – e por isso são consideradas as mais espertas. Confira a seguir as oito raças de cães pequenos que se destacam pela inteligência!

1) Poodle

O Poodle é uma raça com vários tamanhos. Ele pode ser toy, mini, médio ou gigante — por isso ele aparece tanto na lista de raças de cães grandes mais inteligentes, quanto na de raças pequenas. Independentemente do tamanho do Poodle, esses cães são conhecidos por terem facilidade em aprender truques como dar a pata, sentar e ficar. Eles também possuem raciocínio rápido, são naturalmente curiosos e obedientes, o que os torna excelentes candidatos para competições de inteligência canina.

Apesar do tamanho, os cães podem se destacar por diversos comportamentos, e a inteligência é um deles (Foto: Reprodução)

2) Papillon

Considerado uma das menores raças de cães, o tamanho do Papillon não é equivalente a sua inteligência. Ele é um cãozinho de temperamento agitado, mente curiosa e muito obediente. Isso permite que esses cães aprendam rapidamente comandos simples, como “fica”. Além disso, como são bem alertas e intuitivos, eles se dão muito bem em competições como o agility canino, também chamado de circuito para cães.

3) Corgi

O Corgi é uma raça pequena de cães que conquistou até o coração da rainha Elizabeth II. O nível de amor pela raça era tanto que a monarca teve mais de 30 Corgi quando ainda estava viva. Grande parte dessa paixão tem relação com a personalidade desse cão que é extremamente inteligente, obediente e ágil. Além disso, por ter um forte apego ao tutor, esse cãozinho tenta agradar o dono se empenhando ao máximo nos treinamentos.

4) Lulu da Pomerânia

O Lulu da Pomerânia é uma das raças de cães pequenos mais populares no mundo todo. Com uma pelagem densa, cheia e exuberante, esse cãozinho consegue conquistar o coração de todo mundo, mas não pense que ele só tem beleza a oferecer. O Lulu da Pomerânia também é mega esperto e está sempre disposto a aprender. Além disso, por ser observador e estar sempre em alerta, esse cão inteligente consegue se concentrar com maior facilidade para aprender truques simples e complexos.

5) Schnauzer miniatura 

O Schnauzer miniatura está entre as raças de cães mais inteligentes do mundo. Esse cãozinho de personalidade forte e energia contagiante está sempre agitado e observando tudo que acontece. Por ter esse perfil, o Schnauzer precisa de estímulos diários para satisfazer a natureza curiosa e desenvolver habilidades cognitivas. Esse cão pequeno peludo se dá muito bem no adestramento, pois gosta de toda atenção que recebe durante o processo e se esforça ao máximo para aprender os comandos. 

O cão Schipperke é uma raça pouco conhecida que se destaca quando o assunto é inteligência (Foto: Reprodução)

6) Schipperke

O cão Schipperke é uma raça pouco conhecida que se destaca quando o assunto é inteligência. Considerado uma das raças de cães pequenos mais inteligentes do mundo, esse peludo está sempre pronto para enfrentar desafios. Ele é um cãozinho peludo cheio de energia e que gosta de realizar atividades que precisam de um raciocínio mais afiado. Por ter essa característica, o Schipperke se dá muito bem em treinamentos que exigem concentração e agilidade. 

7) Yorkshire

O Yorkshire também é uma raça de cão pequena que se destaca pela expertise. Esse cão pequeno é muito observador e atento, então consegue captar com maior atenção o que está acontecendo ao seu redor. Quando os tutores tentam ensinar truques para o Yorkshire, esse cãozinho determinado se empenha em aprender o que está sendo ensinado, só para ganhar um carinho ou recompensa do dono. 

8) Pinscher

Considerado um dos menores cães do mundo, o Pinscher também é muito esperto. O tamanho da inteligência desse cãozinho não combina em nada com a sua pequena estatura de 30 centímetros. Conhecido por ser uma das raças de cães pequenos mais destemidas e confiantes, o Pinscher tem facilidade em assimilar informações que são repassadas para ele. Por ser cheio de energia, ele está sempre atento com o que está acontecendo no ambiente e tem uma ótima capacidade de resolver problemas e aprender truques. 

Fonte: Patas da Casa, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.

FAQ

Os cães pequenos se destacam apenas pelo tamanho nos lares?

Não, diversas raças de cães pequenos possuem uma inteligência enorme, sendo preferidos pelos tutores pois aprendem comandos e são fáceis de serem educados.

Cães da raça papilon são bom aprendendo comandos?

Ele é um cãozinho de temperamento agitado, mente curiosa e muito obediente. Isso permite que esses cães aprendam rapidamente comandos simples, como “fica”. Além disso, como são bem alertas e intuitivos, eles se dão muito bem em competições como o agility canino, também chamado de circuito para cães.

Cães da raça pinscher possuem facilidade de aprendizado?

Conhecido por ser uma das raças de cães pequenos mais destemidas e confiantes, o Pinscher tem facilidade em assimilar informações que são repassadas para ele.

LEIA TAMBÉM:
Especialista explica cinco curiosidades sobre os cães
A inteligência artificial é capaz de entender o latido dos cães?
Estudo revela que cães são capazes de julgar ações dos tutores

Compartilhe este artigo agora no

Siga a Cães&Gatos também no