Quem é dono de gato já percebeu: eles, às vezes, mordem durante o carinho. Embora o comportamento pareça estranho, há algumas razões para que isso aconteça.
De acordo com o Rancho Village Veterinary Hospital, nos EUA, uma mordida de gato em meio ao carinho é geralmente uma forma de avisar que já está satisfeito. Como não são capazes de falar, eles utilizam sinais sutis, que os donos podem não perceber, para indicar que se cansaram da interação.
Alguns deles são enrijecer o corpo, sibilar, levantar as orelhas, dilatar as pupilas, balançar o rabo agressivamente e parar de ronronar. Essas atitudes indicam que estão superestimulados, e que o tutor deve parar com a brincadeira.
Isso acontece porque carícias podem ativar o instinto de sobrevivência de um gato, que tendem a se proteger, resultando em agressão. Esse comportamento tem o nome de “acariciar e morder”, que mostra o conflito dos animais entre se deixar receber carinho ou se prevenir.
Por que gatos mordem?
Outros motivos para um gato morder podem incluir, por exemplo, demonstração de afeto, com mordidinhas mais suaves. Além disso, alguns deles podem até mesmo usar as mordidas para pedir por alimentos, atenção e outras necessidades.
Por outro lado, a atitude também pode comunicar sentimentos negativos, como medo, repreensão ou incômodo. Isso porque, quando se sentem ameaçados, por humanos ou outros animais, eles podem comunicar o sentimento com miados, pelos eriçados, mordidas, entre outras formas. Contudo, as mordidas também podem significar um problema ainda maior, como dor ou doença, que causam irritabilidade e mudanças de comportamento.
Por falar em comportamento, o ato de mordiscar pode ser, inclusive, uma brincadeira aprendida na infância – que eles não sabem que pode machucar. Ou seja, incentivar isso em filhotes pode impactar na fase adulta, quando eles adquirem mais força. Então, a melhor forma de evitar isso é substituir pés e mãos por brinquedos desde cedo. Gatinhos filhotes também podem morder devido ao crescimento dos dentes.
Como fazer o gato parar de morder?
Se as mordidas incomodam, a solução é direcionar o gasto de energia do animal para brinquedos e arranhadores, por exemplo. Além disso, o ideal é descartar punições, que podem aumentar a agressividade, e utilizar técnicas de reforço positivo para reforçar o comportamento correto com guloseimas e elogios.
Se não for possível identificar a causa das mordidas, o melhor a se fazer é buscar ajuda profissional de um médico-veterinário. Vale lembrar que mordidas de gato podem ser perigosas devido às bactérias presentes na boca, levando a infecções. Nesse caso, é necessário limpar o ferimento com sabão neutro, água corrente, aplicar uma solução antisséptica e cobrir o ferimento com curativo esterelizado. Por fim, procure atendimento médico.
Fonte: Portal Giz Modo, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.
FAQ
O que significa as mordidas dos gatos em determinado momento do carinho?
Uma mordida de gato em meio ao carinho é geralmente uma forma de avisar que já está satisfeito. Como não são capazes de falar, eles utilizam sinais sutis, que os donos podem não perceber, para indicar que se cansaram da interação.
Como posso ajustar o comportamento do meu gato?
O ideal é descartar punições, que podem aumentar a agressividade, e utilizar técnicas de reforço positivo para reforçar o comportamento correto com guloseimas e elogios.
O que devo fazer caso meu gato me morda?
Mordidas de gato podem ser perigosas devido às bactérias presentes na boca, levando a infecções. Nesse caso, é necessário limpar o ferimento com sabão neutro, água corrente, aplicar uma solução antisséptica e cobrir o ferimento com curativo esterelizado. Por fim, procure atendimento médico.
LEIA TAMBÉM:
Gato lambendo? Entenda esse comportamento dos felinos
Especialista explica comportamento dos cães ao abanar a cauda
Corrigir o comportamento do seu gato é fundamental para o bem-estar animal