- PUBLICIDADE -
Clínica e Nutrição

ESTUDO DETECTA “SUPERBACTÉRIA” RESISTENTE AOS ANTIBIÓTICOS EM CÃO

ESTUDO DETECTA “SUPERBACTÉRIA” RESISTENTE AOS ANTIBIÓTICOS EM CÃO Descoberta ocorreu no Reino Unido, em um cão da raça Springer Spaniel
Por Equipe Cães&Gatos
Por Equipe Cães&Gatos

Descoberta ocorreu no Reino Unido, em um cão da raça Springer Spaniel

Publicado na revista científica Journal of Antimicrobial Chemotherapy, um estudo revela a descoberta de uma “superbactéria” resistente a antibióticos de último recurso em um cão do Reino Unido. 

A descoberta foi feita em um cão da raça Springer Spaniel depois de ter sido isolada a bactéria Escherichia coli (E. Coli) de uma ferida. De acordo com os investigadores, a bactéria isolada albergava um gene resistente a antibióticos da classe Carbapenem, habitualmente utilizados para tratar infecções fatais como último recurso, assim como genes resistentes a outros antibióticos mais comuns. 

A investigadora da Instituto de Ciências Veterinárias da Universidade de Liverpool, Dorina Timofte, explica que a nível global, existem, até hoje, poucos relatos de bactérias resistentes a antibióticos da classe Carbapenem em animais de companhia e apesar da prevalência identificada neste estudo ter sido baixa, é muito surpreendente. 

“Os antibióticos da classe Carbapenem não estão autorizados para utilização em animais de companhia na União Europeia ou no Reino Unido, mas esta descoberta é preocupante devido ao contato próximo entre animais e pessoas que pode permitir que as bactérias sejam transferidas entre espécies”, acrescenta a cientista. 

Saiba mais sobre o estudo.

Fonte: Veterinária Atual, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Compartilhe este artigo agora no

Siga a Cães&Gatos também no