Descoberta ocorreu no Reino Unido, em um cão da raça Springer Spaniel
Publicado na revista científica Journal of Antimicrobial Chemotherapy, um estudo revela a descoberta de uma “superbactéria” resistente a antibióticos de último recurso em um cão do Reino Unido.
A descoberta foi feita em um cão da raça Springer Spaniel depois de ter sido isolada a bactéria Escherichia coli (E. Coli) de uma ferida. De acordo com os investigadores, a bactéria isolada albergava um gene resistente a antibióticos da classe Carbapenem, habitualmente utilizados para tratar infecções fatais como último recurso, assim como genes resistentes a outros antibióticos mais comuns.
A investigadora da Instituto de Ciências Veterinárias da Universidade de Liverpool, Dorina Timofte, explica que a nível global, existem, até hoje, poucos relatos de bactérias resistentes a antibióticos da classe Carbapenem em animais de companhia e apesar da prevalência identificada neste estudo ter sido baixa, é muito surpreendente.
“Os antibióticos da classe Carbapenem não estão autorizados para utilização em animais de companhia na União Europeia ou no Reino Unido, mas esta descoberta é preocupante devido ao contato próximo entre animais e pessoas que pode permitir que as bactérias sejam transferidas entre espécies”, acrescenta a cientista.
Saiba mais sobre o estudo.
Fonte: Veterinária Atual, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.