- PUBLICIDADE -
Marketing e Produtos

SEGURANÇA E HÁBITO ALIMENTAR EXIGE ATENÇÃO NA ROTINA DOS GATOS

SEGURANÇA E HÁBITO ALIMENTAR EXIGE ATENÇÃO NA ROTINA DOS GATOS Tutores precisam estar em alerta em relação a quantidade de alimento ingerida
Por Equipe Cães&Gatos
Por Equipe Cães&Gatos

Tutores precisam estar em alerta em relação a quantidade de alimento ingerida

A data criada para alertar e conscientizar os tutores de gatos é comemorada mundialmente no próximo dia 17 de fevereiro. A data comemorativa que celebra o Dia Mundial do Gato foi instituída por entidades de proteção animal. No Brasil, a população deste felinos já a segunda maior de pets, com 22,1 milhões de animais, segundo o estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet).

A médica-veterinária e gerente de Marketing da Vetnil, Fernanda Cioffetti Marques, ressalta pontos importantes como a vacinação e a vermifugação para a saúde dos gatos. “O protocolo de vacinação dos gatos deve ser elaborado por um médico veterinário após uma avaliação clínica detalhada, assim como a periodicidade para ministrar o vermífugo. Esses cuidados são imprescindíveis, principalmente, quando há contato com outros animais”, declara.

Outro ponto é a alimentação, os gatos podem fazer mais de dez refeições ao dia, por isso, a ração deve estar sempre à sua disposição, sempre prezando pela qualidade e cuidados com o sobrepeso. Esses felinos também têm o hábito de ingerir pouco líquido, necessitando de estímulos, como água sempre fresca e corrente. O fornecimento de alimentos úmidos também é indicado.

O lazer também é fundamental, mesmo sendo animais que não sejam levados habitualmente para passear, com os cães. A dica é ter áreas na casa para que o animal possa brincar e descansar. Arranhadores também são recomendados para distrair o animal.

Já com relação a segurança do animal, algumas adaptações são recomendadas para evitar acidentes. Por exemplo, para quem mora em apartamento, é essencial colocar telas de proteção em janelas e varandas. “Como os gatos gostam de lugares altos, eles costumam dormir e tomar banhos de sol nas varandas e pular nas janelas. A proteção das telas evita acidentes e consequências mais graves para a saúde do bichinho. Outro aspecto relevante é a importância de colocar a caixa de areia em local arejado e distante de onde fica a água e ração do seu pet, para manter o ambiente limpo e evitar contaminação”, afirma Fernanda.

Fonte: A.I., adaptado pela equipe Cães&Gatos.

Compartilhe este artigo agora no

Siga a Cães&Gatos também no