De acordo com a empresa, o mercado brasileiro não foi afetado
A Hill’s Pet Nutrition iniciou a retirada voluntária do mercado norte-americano de alguns lotes de determinados produtos úmidos enlatados destinado à cães. A decisão veio após o comunicado de que o lote poderia conter uma quantidade maior que o desejável de vitamina D, observado a partir de uma reclamação. Nenhum alimento para cães e gatos seco foi afetado neste recall. A companhia salienta que nenhum dos produtos identificados nos EUA com esta alteração foram importados pelo Brasil e enfatiza a seguridade dos alimentos distribuídos no País.
O excesso de vitamina D pode provocar vômitos, perda de apetite, aumento da sede, micção, salivação excessiva, perda de peso e até disfunção renal. De acordo com a companhia, os tutores norte-americanos que suspeitaram de uma relação entre a morte de seus pets com uma exposição prolongada da vitamina estão sendo assistidos.
“A Hill’s está trabalhando com cada tutor de animal de estimação para ajudá-los com suas preocupações. Como tutores de pet entendemos a importância sob os riscos à saúde de nossos pets”, informa a marca por meio de nota emitida no país. Entre as providências, está o aumento de atendentes no call center para que as dúvidas dos tutores possam ser sanadas.
A equipe também foi reforçada com o objetivo, segundo a própria marca, de dar a devida atenção a cada tutor de animal de estimação. “Adicionalmente, nossas equipes técnicas e veterinários nos EUA estão próximas às clínicas e hospitais para auxiliá-los com qualquer dúvida ou suporte necessário”, salienta em nota.
A ocorrência foi identificada e, também de acordo com a Hill’s, o erro já está isolado. O fornecedor da matéria prima executará novos testes de qualidade antes de enviar os ingredientes à empresa. “Além dos nossos processos de segurança, estamos fazendo testes adicionais para novos ingredientes recebidos”, completa.
Tutores e médicos-veterinários que estiverem preocupados podem acessar os lotes de produtos que tiveram recall por meio do site da Hill’s EUA.
Fonte: A.I. e Veterinária Atual, adaptado pela equipe Cães&Gatos.