Provavelmente, você já se perguntou por que o céu é azul, a água transparente e por que as zebras têm listras. E, agora, temos uma resposta para a última questão: um estudo publicado na revista PLOS One revela que a função das listras é afastar moscas que podem transmitir doenças mortais.
Tim Caro e Martin How, ambos da Universidade da Califórnia (EUA), foram para a Hill Livery, centro de conservação para zebras perto da Universidade de Bristol (Reino Unido). Com seus alunos, eles observaram e filmaram moscas tentando morder os equinos da propriedade.
Os insetos importunaram todos os cavalos e as zebras igualmente. Contudo, quando chegavam perto, as listras pareciam ofuscar a visão, sendo que as moscas não conseguiam fazer um “pouso” controlado.
De acordo com a pesquisa, as moscas aproximavam-se depressa e desviavam a tempo, ou simplesmente esbarravam na zebra. Além disso, elas não gostaram das capas listradas colocadas nos cavalos. “Não sabemos o que é, mas as listras exercem um efeito até o último segundo”, comentou Caro.
Segundo os cientistas, o alto contraste entre o preto e o branco, provavelmente, engana a visão de baixa resolução da mosca, que depende do movimento de detecção. O que pode estar acontecendo é uma ilusão de ótica: as listras podem parecer que estão girando. De longe, a mosca pode interpretar o objeto como cinza, mas, na medida em que se aproxima, as listras diagonais da zebra se “movem” em direções falsas.
Como resultado, a mosca pode pensar que está indo em direção a um espaço aberto. Ou, ainda, a súbita aparição de listras pode sobrecarregar a visão do inseto e assustá-lo.
Os pesquisadores realizarão mais testes com capas de diferentes padrões, contrastes e espessuras, a fim de descobrir ao certo como as listras agem sobre as moscas. “Ao brincar com essas variáveis, podemos ‘entrar na cabeça’ da mosca para descobrir o que é confuso”, afirmou Caro.
Fonte: Galileu, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.