A American Association of Feline Practitioners (AAFP) acaba de publicar na revista científica Journal of Feline Medicine and Surgery uma declaração de consenso em relação à alimentação dos gatos. O documento pretende tornar-se num “guia” sobre a alimentação dos felinos tanto para tutores de gatos, como para a comunidade veterinária.
A associação explica que o documento explora os problemas médicos, sociais e emocionais que podem resultar da forma como muitos gatos são, atualmente, alimentados. Oferece estratégias que permitem que a adoção de comportamentos alimentares normais nos felinos em seu ambiente, prevenindo problemas relacionados com o estresse ou de sobrealimentação.
Os autores do documento referem, ainda, que o processo de alimentação atual não aborda as necessidades de comportamento dos gatos. Os programas de alimentação apropriados devem ser personalizados para cada lugar e devem ter em conta as necessidades de todos os gatos.
Além de dicas sobre como criar um plano alimentar adequado para cada gato, a AAFP disponibilizou algumas brochuras para os tutores da espécie com alguns conselhos sobre como alimentar corretamente estes animais.
O documento inclui informação para gatos indoor e outdoor, bem como para tutores que tenham vários gatos e os problemas relacionados com os vários métodos de alimentação, como obesidade e problemas relacionados com estresse.
Dentre as recomendações, estão: puzzles para distribuir comida (food puzzles); colocar várias porções de comida em locais diferentes, para estimular o comportamento de procurar comida; em uma casa com vários gatos, optar por vários comedouros distribuídos por vários locais da casa, com separação visual entre eles.
Fonte: Veterinária Atual, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.