Muitas vezes, sinais passam despercebido aos olhos dos tutores
Diversas mudanças características nos hábitos dos felinos podem estar relacionadas ao comportamento estereotipado. O especialista em Medicina Felina e diretor Clínico da clínica Gatto de Botas (São Bernardo do Campo/SP), André Gatti, descreve aspectos do problema em gatos.
Segundo o especialista, comportamento estereotipado são alterações relacionadas aos comportamentos repetitivos, como lambedura compulsiva, entre outros e pode ocorrer por determinadas situações. “Esse fato está, normalmente, relacionado com estresse, e costuma ter um bom prognóstico, quando devidamente manejado”, destaca.
Segundo Gatti, as mudanças no ambiente e situações que submetam o animal a estresse, podem desencadear ou agravar o quadro, em animais que apresentam o problema, é recomendado evitar os banhos e mudanças no ambiente, até mesmo a mudar os móveis de lugar pode ser prejudicial.
O profissional compartilha que existe tratamento e que o prognóstico vai depender de cada caso e da gravidade do mesmo. Para ler mais detalhes, acesse a edição deste mês da C&G VF.
Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD.