Medida da UE autoriza dois locais: em São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG)
Donos de pets que pretendem viajar com seus animais podem voltar a fazer exame em laboratórios brasileiros para comprovar que cães, gatos ou furões estão imunizados contra a raiva.
Até então, proprietários tinham que enviar amostrasde sangue para laboratórios credenciados forado Brasil (Foto: reprodução)
A União Europeia atualizou, no dia 07 de fevereiro, a lista de laboratórios autorizados no País, credenciando o Instituto Pasteur (São Paulo/SP) e o TECSA Laboratórios Ltda (Belo Horizonte/MG). Ambos podem atestar que os animais estão imunizados contra a doença, por meio da realização de sorologia.
A comprovação é necessária para que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA, Brasília/DF) emita o Certificado Veterinário Internacional exigido para embarque dos animais. O trânsito de pets entre países exige documento emitido pela autoridade atestando condições e histórico de saúde do animal, além do atendimento às exigências sanitárias.
No Brasil, os documentos utilizados para essa finalidade são o Certificado Veterinário Internacional (CVI) e o Passaporte para Trânsito, expedidos por auditores das unidades de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro).
A suspensão do exame pelo Laboratório de Zoonoses de SP, habilitado pela UE, causou transtornos a quem precisava viajar com seu pet à Europa. Os proprietários passaram a ter que enviar amostras de sangue para o exame sorológico a laboratórios credenciados fora do Brasil, como no Chile, por exemplo.
Confira a lista de laboratórios autorizados pela União Europeia.
Fonte: MAPA, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.