Cláudia Guimarães, em casa
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Que veterinário nunca passou por uma situação tensa com algum cliente que, por falta de entendimento de algum procedimento realizado em seu animal, o acusou e julgou sua conduta clínica? Se você ainda não passou por uma situação dessa, ainda assim, pode correr o risco, já que lidar com pessoas não pode ser considerada uma tarefa fácil.
Com o intuito de minimizar essas complicações com clientes, o FeedVet lançou um e-book de documentos veterinários que pode dar o suporte necessário em seus atendimentos. De acordo com a médica-veterinária cofundadora do FeedVet, Raquel de Sousa Braga, o material traz desde os documentos utilizados no atendimento do paciente e relação com o cliente, até documentos utilizados nas boas práticas na rotina clínica.
Raquel comenta que é comum, devido à correria do dia a dia e o número de pacientes atendidos, que o profissional não se acautele durante o atendimento de um animal, seja em clínica veterinária ou em atendimento domiciliar. “É imprescindível que o veterinário adote o hábito de registrar em documentos seus procedimentos para se resguardar de processos futuros, onde o tutor pode alegar falhas no atendimento do animal. Por esses motivos elaboramos esse e-book, que traz explicações sobre os documentos necessários a serem utilizados, além de modelos editáveis para uso, descomplicando a atuação do profissional”, aponta.
A utilização de documentos no atendimento do pacientepode evitar problemas futuros (Foto: reprodução)
Para a veterinária, tendo ciência da importância de seu uso e com a possibilidade de download dos formulários editáveis, o profissional poderá, com o auxílio do e-book, precaver sua atuação. “Além disso, traz esclarecimentos da legislação acerca dos documentos utilizados nas boas práticas, como escrituração dos medicamentos controlados, tabela de controle de temperatura de geladeira de vacinas, dentre outros”, cita.
A cofundadora do FeedVet aponta que, em estudo recente, publicado na Revista Forensic Science International, com objetivo de quantificar e qualificar ações movidas contra veterinários no Estado de São Paulo, foi verificado que o número de processos judiciais aumentou 533%, em oito anos, em São Paulo. “Com as facilidades do uso da tecnologia, o tutor do animal pode recorrer à justiça alegando que o profissional não realizou os procedimentos necessários para salvar a vida de seu animal. Nesse caso, a utilização de documentos no atendimento do paciente pode evitar problemas futuros”, avalia.
Lidando com clientes. A fim de criar uma relação de confiança com os tutores de seus pacientes, o veterinário, na opinião de Renata, deve ser empático e saber se comunicar com o responsável pelo animal da melhor maneira possível. “Saber ouvir o cliente e informar, claramente, sobre as condições de saúde do pet, dando as orientações necessárias e mencionando as situações de riscos é importantíssimo. Assim, este estará esclarecido das adversidades inerentes ao atendimento médico e à resposta do paciente ao tratamento. Para tanto, o apoio documental, para comprovar que o profissional repassou as devidas orientações e que o tutor foi cientificado, pode gerar mais confiança do tutor no trabalho desse profissional, construindo uma relação transparente”, assegura.
Portanto, com a disponibilização de modelos prontos e editáveis da maioria dos documentos necessários para a atuação clínica, o veterinário fica mais seguro, na visão de Renata, para se resguardar de processos que poderiam surgir e poupa tempo para possuir os documentos necessários, sendo apenas necessário o preenchimento, já que os modelos estão prontos. “Além disso, tem a garantia de que está agindo conforme manda a legislação. É um material prático de suporte aos veterinários”, conclui.