- PUBLICIDADE -
Clínica e Nutrição

ESTUDO SOBRE CONTRIBUIÇÃO ENERGÉTICA DE PETISCO AOS CÃES É REALIZADO NA UFU

Por Equipe Cães&Gatos
Por Equipe Cães&Gatos

O mercado de produtos para cães oferece os mais variados tipos de rações e alimentos para agradar os animais de estimação, como os snacks e treats. Esses alimentos são significativamente compostos por lipídeos, capazes de afetar a ingestão calórica diária do animal, inferindo na ingestão dos demais nutrientes e, também, causando obesidade, caso consumo exacerbado. 

A doença nutricional mais frequente em cães é a obesidade, leva a uma série de alterações nas funções corporais aumentando o risco de aparecimento de complicações diminuindo a longevidade dos animais. 

A preocupação com a nutrição é fundamental na promoção da saúde, nesse sentido uma pesquisa foi realizada por acadêmicas do curso de zootecnia, orientadas pela zootecnista Janine França, docente na Universidade Federal de Uberlândia (UFU, Uberlândia/MG) para estimar a contribuição energética da ingestão de snacks comerciais para as necessidades energéticas diárias de cães adultos. 

SNACK-CAESEGATOS

Confira aqui os detalhes do conteúdo ou acesse www.revistacaesegatos.com.br (Imagem: C&G VF)

Confira a bibliografia utilizada pelas autoras.

ASSOCIATION OF OFFICIAL ANALYTICAL CHEMISTS. Officials method of analysis. Arlington, 1995. 1018 p

APTEKMANN KP.; SUHETT G.; JUNIOR FM.; SOUZA GB.; TRISTÃO APPA.; ADAMS F.; AOKI Aspectos nutricionais e ambientais da obesidade caninaCiência Rural, Santa Maria, v.44, n.11, p.2039-2044, nov, 2014 

CIPOLLINI, I.; ZAGHINI, G. Snacks-treats: Una realtà emergente nella gestione alimentare del cane e del gato. Veterinaria, ano21, n.3, p.47-54, 2007. 

EUROPEAN PET FOOD INDUSTRY (FEDIAF). Nutritional guidelines complete and complementary pet foods for cats and dogs. 2013 p. 35  

HAWTHORNE, et. al. Body-weight changes during growth in puppies of different breeds, Journal of Nutrition 134:2027S–2030S, 2004. 

NACIONAL RESEARCH COUNCIL. Nutrient requirements of dogs and cats. Washington: National Academies, 2006. p. 398 

SILVA, D. J.; QUEIROZ, A. C. Análise de alimentos: métodos químicos e biológicos. Viçosa, MG: UFV. 2002. 235p.

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD.

Compartilhe este artigo agora no

Siga a Cães&Gatos também no