Msc. Eduardo Zaneli
Coordenador de Comunicação Científica
Royal Canin Brasil
Muito comum nos dias de hoje, os problemas de pele atingem um em cada cinco cães. A pele é o maior órgão do corpo e tem função de proteção nos seres vivos, sendo muito suscetível a traumas e lesões que desencadeiam sinais relacionados com pele seca, caspa, pele e pelagem oleosas, perda de pelo, pele vermelha e irritada e, disparadamente, coceira. As causas da coceira podem ter diversas origens como alergias, picadas de pulgas e carrapatos, problemas dermatológicos e, também, por deficiência de nutrientes e outros problemas alimentares.
Alguns fatores que também podem causar problemas na pele dos animais são o excesso de banhos, escovação muito forte e umidade ambiental alterada. Alterações hormonais durante estados de gestação e estresse constante também podem desencadear coceiras em graus diferentes. Por isso, os tutores, mesmo de animais saudáveis, devem estar constantemente atentos às alterações na pele e pelos, que podem indicar algum problema, leve ou mais grave.
Profissional diz que tutores devem estar constantemente atentos às alterações na pele e pelos (Foto: divulgação)
Dicas para reduzir ou evitar a coceira em cães
- Ficar atento à presença de pulgas e carrapatos.
- Utilizar shampoos específicos para cães, dando preferência aos sem corantes e perfumes e enxaguar bem o animal com água morna para evitar resíduos de shampoo.
- Ter cuidado com detergentes e desinfetantes utilizados para limpeza da casa, que podem ser a causa da alergia e/ou sensibilidades do cão.
- Prestar atenção nos laços e elásticos usados para prender os pelos. Se estiverem muito apertados, podem machucar a pele, reter umidade e criar um ambiente favorável à multiplicação de bactérias.
- Sempre que o animal tomar banho, não utilizar perfumes. Eles podem irritar os olhos, a pele e contribuem para confundir o olfato.
Um alimento especialmente formulado traz benefícios para a diminuição dos problemas de pele. Contribui para a renovação celular, apoia a recuperação da pele lesionada, melhora o estado da barreira cutânea, ajuda a controlar a inflamação e proporciona uma pelagem brilhante e saudável.
Ficar atento a qualquer tipo de alterações e consultar um médico-veterinário é sempre recomendado para melhorar a qualidade de vida dos nossos pets.