- PUBLICIDADE -
Clínica e Nutrição

HIDRONEFROSE É COMUM EM ANIMAIS DOMÉSTICOS, PRINCIPALMENTE EM CÃES

HIDRONEFROSE É COMUM EM ANIMAIS DOMÉSTICOS, PRINCIPALMENTE EM CÃES Inquietação, polidipsia e poliúria são alguns dos sintomas apresentados
Por Equipe Cães&Gatos
Por Equipe Cães&Gatos

Inquietação, polidipsia e poliúria são alguns dos sintomas apresentados

O sistema urinário é composto de rins, ureteres, bexiga e uretra. Uma lesão ou obstrução em qualquer um desses componentes pode diminuir ou bloquear, significativamente, a função renal gerando consequências importantes para o paciente. 

Doenças do trato urinário de cães e gatos são causadas por desordens de etiologia variada que induzem alterações estruturais e funcionais dos rins. Muitas doenças resultam do impedimento do fluxo normal de urina do rim para a bexiga, causando uma obstrução, uma condição comum em urologia de pequenos animais. 

Hidronefrose é uma consequência da obstrução do fluxo urinário e caracteriza por uma dilatação da pelve renal, pode ter origem congênita ou adquirida e pode ser causada por obstrução parcial ou completa do fluxo da saída da urina da qual se estabelece uma hipotrofia por compressão do parênquima renal, esta pode ser uni ou bilateral.

Leia mais na edição de agosto da C&G VF. Clique aqui.

relato_1

Compartilhe este artigo agora no

Siga a Cães&Gatos também no