in

ABORDAGEM ADAPTADA PARA GATOS É ESSENCIAL NO ATENDIMENTO

Medicina Felina tem ganhado força por conta das peculiaridades da espécie

Medicina Felina tem ganhado força por conta das peculiaridades da espécie

Não à toa, os gatos já possuem uma especialidade voltada apenas para eles dentro da Medicina Veterinária. Os felinos têm diversas particularidades, no que tange à saúde, comportamento e bem-estar. Isso requer mais atenção, o que tem sido possível com avanços científicos e tecnológicos.

O significativo desenvolvimento da Medicina Felina foi impulsionado pela conscientização de tutores e de profissionais de que gatos são, indiscutivelmente, diferentes dos cães, conforme reforça o presidente da Academia Brasileira de Clínica de Felinos (ABFel), Cristiano Nicomedes.

O integrante da Comissão Técnica de Clínicos de Pequenos Animais, do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), Eduardo Pacheco, também aponta que novos recursos, como ressonância magnética, tomografia multislice e ultrassonografia, permitem diagnóstico precoce de doenças do trato urinário e gastrointestinais, mais comuns em gatos. “Há, também, novos exames laboratoriais, com marcadores que possibilitam detectar a propensão para doenças com bastante antecedência, permitindo trabalharmos com o preventivo”, afirma Pacheco, ressaltando que os felinos tendem a esconder mais os sintomas clínicos.

Atenção especial. De acordo com Nicomedes, a abordagem mais adaptada e visão integrada em relação aos gatos levaram à criação de programas Cat Friendly em todo o mundo, não sendo diferente no Brasil. “Isso desencadeou mudanças comportamentais e estruturais para o atendimento a esses animais”, observa.

De acordo com a presidente da Comissão Técnica de Bem-estar Animal do CRMV-SP, Cristiane Pizzutto, o gato é mais exigente quanto ao espaço, o que pode refletir em seu bem-estar, comportamento e saúde. “Felinos com problemas com o ambiente podem, por exemplo, se lamber em excesso e provocar uma dermatite”, menciona a médica-veterinária.

Fonte: CRMV-SP, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REPRODUÇÃO

BRASIL É O PRIMEIRO PAÍS A RECEBER O ALIMENTO POMERANIAN DA ROYAL CANIN

REPRODUÇÃO

ESTUDO ANALISA COMPORTAMENTO DE TUTORES DE PETS NA PANDEMIA