Imagens revelam a fisiologia de animais, como cobras, lagartos e tartarugas
A divulgação de raios-x de diversas espécies para celebrar um evento do zoológico ZSL de Londres teve como objetivo educar os visitantes sobre o trabalho nos bastidores da instituição.
As imagens revelaram a fisiologia de uma grande variedade de espécies, incluindo sapos, cobras, lagartos e tartarugas. A realização dos raios-x também ofereceu informações valiosas aos médicos-veterinários.
“Podemos dizer muito sobre a saúde de um animal apenas olhando para uma radiografia. Da força dos ossos a quão saudável é seu coração”, diz a enfermeira veterinária Heather Macintosh, que trabalha no zoológico.
Além disso, a profissional salienta que esse tipo de exame é fundamental para a execução do trabalho de um médico-veterinário. Os detalhes de algumas espécies expostos neste tipo de imagem, desperta, segundo ela, fascínio até nos profissionais que estão habituados a lidar com estes animais.
“A maior parte das pessoas consegue identificar uma radiografia humana, mas provavelmente não viu os segmentos individuais do exoesqueleto de um grande-tatu-peludo, os longos ossos do rabo de uma tartaruga cabeçuda chinesa”, diz Heather.
Para a enfermeira veterinária, as cobras ainda são as mais fascinantes, já que por meio de seu exame é possível observar todas as vértebras, que podem chegar a até 400, segundo ela. “Isso as torna incrivelmente ágeis. É maravilhoso vê-las na tela”, finaliza.
Fonte: BBC, adaptado pela equipe Cães&Gatos.