in

AFETO ENTRE CARROCEIROS E MORADORES DE RUA COM SEUS ANIMAIS É RETRATADO EM LIVRO

Objetivo é despertar a reflexão sobre a importância do amor entre o ser humano e o animal

Objetivo é despertar a reflexão sobre a importância do amor entre o ser humano e o animal

Para despertar o olhar sobre pontos que passam despercebidos pelas pessoas durante a rotina na vida urbana, o fotógrafo e jornalista Fábio Brito foi às ruas da cidade de São Paulo (SP) para captar cenas e demonstrar a relação entre carroceiros e moradores de rua com seus animais e como esse afeto é importante. O resultado desse trabalho foi transformado numa exposição, que ocorreu de 05 a 19 de novembro de 2015, no Espaço Cultural Conjunto Nacional, na capital paulista.

Agora é possível ver e ter as fotos, as imagem das pinturas, além de um pouco da história desses personagens e a sua relação de afeto com seus animais. O livro está sendo vendido pela Editora Letras do Brasil, em sua loja online.

A obra é resultado de um projeto de quatro anos e traz 30 imagens fotográficas em preto e branco transformadas em 30 novas pinturas coloridas pelas mãos do artista Marcos Farrell, para demonstrar a existência da emoção nas cores. O intuito das imagens é mostrar a relação recíproca de companheirismo e proteção entre o homem e o animal no contexto dos grandes centros urbanos.

Para o idealizador do projeto, Fábio Brito, a obra trata de uma questão importante da sociedade, que atinge cidades de todo o mundo. “A relação dessas pessoas com seus animais tem como pilares a troca ou transferência de afeto, o sentimento de proteção que muitas vezes apenas pais e amigos têm uns com os outros, além da possibilidade de reaproximação com a sociedade. O animal se torna uma ponte, quebrando barreiras e rótulos que muitos colocam”, explica o jornalista. Para o artista Marcos Farrell, este foi um tema inspirador. “Achei de uma sensibilidade muito grande apresentar esta realidade com dois pontos de vista diferentes”, destaca.

O especialista em comportamento animal e curador da exposição, Gilberto Miranda, frisa a importância social de projetos como esse: “Além do tema trazer reflexões importantes para os dias atuais, a emoção contida nas imagens é surpreendente. Muitos cães de rua são relativamente bem cuidados e, assim como quaisquer animais de estimação, oferecem um apoio vital, de amor incondicional para os desabrigados, que muitas vezes não são percebidos pela sociedade”.

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PRINCIPAL CAUSA DE MORTE EM ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO EM PAÍSES RICOS É O CÂNCER

CEVA PODE DETER PARTE DO PORTFÓLIO DA MERIAL EM FUSÃO BOEHRINGER E SANOFI