- PUBLICIDADE -
Clínica e Nutrição

Alimentação adequada e personalizada beneficia a saúde de cães e gatos

No entanto, tutor deve fornecer apenas a quantidade indicada pelo veterinário, a fim de evitar sobrepeso
Por Cláudia Guimarães
alimentaçao
Por Cláudia Guimarães

Ao adotar um animal de estimação, o tutor passa a ter algumas responsabilidades para garantir saúde e bem-estar ao novo morador da casa, e fornecer nutrição adequada é um dos pontos-chave para a longevidade do pet.

As necessidades nutricionais específicas, caninas e felinas, devem ser respeitadas (Foto: reprodução

A especialista em comportamento animal, Sandra McCune, defende que as necessidades nutricionais específicas, caninas e felinas, devem ser respeitadas e a quantidade ideal de calorias deve ser seguida ao longo da vida, o que irá auxiliar na prevenção de futuros problemas de saúde.

Segundo ela, é fundamental, também, que seja fornecida uma dieta completa e equilibrada, de alta qualidade e realizar avaliações nutricionais regulares, conforme diretrizes do Comitê de Nutrição Global, da Associação Mundial Veterinária de Pequenos Animais (WSAVA).

Sandra informa que as necessidades nutricionais variam com o estilo de vida e a faixa etária do animal e o ponto principal, em relação à necessidade de monitoramento nutricional constante, é o fornecimento de calorias que devem ser equivalentes às necessidades individuais.

A WSAVA fornece diretrizes para estimar as necessidades energéticas diárias desses animais. Segundo a entidade, cães adultos saudáveis, se forem inativos, devem receber 95 kcal x peso corporal em kg^0,75, e, caso seja um cão ativo, 130 kcal x peso corporal em kg^0,75. Por exemplo: Um cão inativo pesando 10 kg teria uma necessidade energética de, aproximadamente, 95 x 10^0,75 ≈ 660 kcal por dia.

Já para gatos inativos ou castrados são 75 kcal x peso corporal em kg^0,67; e gatos ativos devem receber 100 kcal x peso corporal em kg^0,67. Ou seja, se um gato inativo pesando 5 kg teria uma necessidade energética de, aproximadamente, 75 x 5^0,67 ≈ 260 kcal por

É fundamental que seja fornecida uma dieta completa e equilibrada, de alta qualidade aos pets (Foto: reprodução)

“A prevalência de animais obesos ou com sobrepeso está entre 40 e 59% e, nesses casos, ocorre dificuldade de perda de peso. Para auxiliar no controle do peso, existe o Escore de Condição Corporal, para ser utilizado no monitoramento do peso, conforme a etapa de vida do cão ou do gato. O acesso permanente à água também é extremamente importante”, encerra.

FAQ

Quais são os cuidados essenciais na alimentação de cães e gatos?
Os tutores devem oferecer uma dieta completa e balanceada, ajustada às necessidades nutricionais específicas do animal, considerando a idade, estilo de vida e condição física.

Como calcular as necessidades energéticas diárias de cães e gatos?
As diretrizes da WSAVA estabelecem fórmulas específicas:

Cães inativos: 95 kcal x peso corporal em kg^0,75
Cães ativas: 130 kcal x peso corporal em kg^0,75
Gatos inativos ou castrados: 75 kcal x peso corporal em kg^0,67
Gatos ativos: 100 kcal x peso corporal em kg^0,67
Por exemplo, um cão inativo de 10 kg precisa de aproximadamente 660 kcal/dia, enquanto um gato inativo de 5 kg necessita de cerca de 260 kcal/dia.

Como evitar a obesidade em animais de estimação?
Além de calcular corretamente a ingestão calórica, utilize o Escore de Condição Corporal (ECC) para monitorar o peso do animal.

LEIA TAMBÉM:

Especialista mostra como cuidar da saúde nutricional do seu felino

Veterinária explica qual a relação da obesidade com o câncer de mama em pets

“Salsichas” demandam cuidados com coluna e sobrepeso


Compartilhe este artigo agora no

Siga a Cães&Gatos também no