Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Clínica e Nutrição

Alopecia psicogênica felina pode surgir quando as necessidades dos gatos não são atendidas

Médica-veterinária explica a causa do problema como tratar esses pacientes
Por Equipe Cães&Gatos
gato se lambendo
Por Equipe Cães&Gatos

Mesmo que um tutor ofereça todo o aporte necessário para manter a saúde dos animais de companhia em dia, alguns problemas podem aparecer no meio do caminho e, muitos deles, por fatores externos. A alopecia psicogênica felina é um deles e trata-se de uma doença comportamental que se manifesta com rarefação pilosa e áreas de alopecia auto infringida pelo gato. 

Quem nos explica é a médica-veterinária que possui residência e mestrado em Clínica Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP), e realiza atendimentos especializados em Medicina Felina no Veros Hospital Veterinário, Isabela Gasparello. Ainda de acordo com a profissional, esse tipo de alopecia é provocado por lambedura excessiva, mediada por um comportamento obsessivo compulsivo e auto traumático, que leva a falhas no pelame que coalescem, principalmente, em região de flanco, de caráter puramente comportamental.

Isabela expõe que o “grooming”, ou auto higiene do pelame por meio da lambedura, é um comportamento natural, que pode aumentar, inicialmente, como uma atividade para desviar a atenção de situações estressoras discretas a moderadas. “A ansiedade e estresse crônico podem exacerbar essa resposta normal ao estresse, levando ao grooming compulsivo e alopecia psicogênica. A ausência de enriquecimento ambiental e um ambiente super populoso, com vários gatos, podem desencadear o estresse crônico”, explica.

Acesse a Revista Cães e Gatos on-line e confira a reportagem completa, gratuitamente.

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Resistência bacteriana na Veterinária é tema de simpósio na USP

Veterinária aborda mitos e verdades sobre leishmaniose visceral

Congresso sobre cannabis medicinal debate uso veterinário

NewsLetter

Cadastre-se agora e receba nossos boletins e atualizações em seu email. 

Integração
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!