- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades

Altas temperaturas pedem atenção às patas dos cães

Cuidados simples ajudam a evitar ressecamento, rachaduras e problemas causados pelo calor
Por Equipe Cães&Gatos
Altas temperaturas pedem atenção às patas dos cães
Por Equipe Cães&Gatos

As patas dos cães sentem muito os efeitos do calor, e cuidar delas não é só questão de conforto. Prevenir ressecamento, rachaduras e possíveis infecções pode fazer uma grande diferença no bem-estar dos pets, especialmente nos dias mais quentes do ano. Com as altas temperaturas, superfícies como asfalto e calçadas podem virar armadilhas para os animais.

De acordo com a American Veterinary Medical Association (AVMA), o asfalto pode atingir temperaturas superiores a 60°C em dias de sol forte, causando queimaduras nas patas dos cães. A entidade alerta que esse tipo de lesão costuma passar despercebido pelos tutores, já que os sinais nem sempre são evidentes.

Durante o verão, pequenas mudanças podem ajudar os cães a ficarem mais confortáveis (Foto: Reprodução)

Prevenção é sempre melhor

Ficar de olho nas patas dos cães ajuda a evitar problemas maiores. Se elas estiverem ásperas, com rachaduras ou com o animal apresentando desconforto para andar, pode ser um sinal de ressecamento ou até de lesão mais séria. Passeios em horários menos quentes e a aplicação de hidratantes são formas simples de prevenir esses danos.

Durante o verão, pequenas mudanças podem ajudar os cães a ficarem mais confortáveis. Caminhar em locais com sombras ou em horários mais frescos, como no início da manhã ou fim da tarde, é uma boa prática. Também é recomendável aplicar um hidratante específico para as patas, especialmente depois dos passeios.

Apesar de ser um tema cada vez mais discutido, muitos tutores ainda não percebem a importância desses cuidados. Garantir que as patas dos cães estejam protegidas não exige grandes mudanças na rotina, mas faz toda a diferença para sua saúde.

Fonte: Correio do Povo, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.

FAQ

Posso caminhar com meu pet em qualquer horário?

Caminhar em locais com sombras ou em horários mais frescos, como no início da manhã ou fim da tarde, é uma boa prática.

Quais sinais meu pet pode indicar que há algo de errado?

Se as patas estiverem ásperas, com rachaduras ou com o animal apresentando desconforto para andar, pode ser um sinal de ressecamento ou até de lesão mais séria.

O que posso fazer para evitar o ressecamento das patas?

A utilização de hidratantes específicos é uma opção. Consulte um veterinário para conferir as melhores indicações para seu pet.

LEIA TAMBÉM:
Hábito de lamber as patas pode indicar problemas sérios

Compartilhe este artigo agora no

Siga a Cães&Gatos também no