A arginina é essencial para o crescimento do animal de estimação
Os aminoácidos são elementos básicos da proteína sendo que a estrutura da proteína apresenta mais de 20 aminoácidos diferentes, sendo 10 essenciais. Os aminoácidos essenciais garantem a função fisiológica do animal e devem ser inseridos no metabolismo de cães e gatos por meio de uma dieta balanceada já que eles não conseguem sintetizá-los.
A arginina é um desses aminoácidos essenciais sendo primordial para o crescimento e produção da ureia. A transformação da ureia está relacionada a um ciclo de reações bioquímicas a partir da amônia. Essa transformação ocorre parte nas mitocôndrias e parte no citoplasma, principalmente dos hepatócitos, e uma pequena participação ocorre por meio dos rins.
A amônia está diretamente ligada à degradação de aminoácidos dos alimentos no trato gastrointestinal dos animais por meio de bactérias. As células do organismo, também, são responsáveis pela produção de ureia em uma menor quantidade.
A arginina pode ser encontrada em fontes comuns ou naturais, sendo abundante em carnes e vísceras, bem como nos tecidos dos animais tais como pele, músculos e pelos. Uma variedade de alimentos de origem vegetal são alimentos ricos em arginina. Algumas das melhores escolhas são a soja, a aveia e gérmen de trigo.
Leia o artigo completo na edição deste mês da C&G VF. Acesse agora.
Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD.