Um novo estudo indica que os animais conseguem detectar sons produzidos pelas plantas, revelando a existência de uma possível comunicação invisível no ecossistema.
Em uma descoberta inédita, pesquisadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, constataram que mariposas fêmeas evitam depositar seus ovos em pés de tomate que emitem ruídos associados ao estresse, o que indica que essas plantas poderiam não estar saudáveis.
Esses sons, imperceptíveis ao ouvido humano, podem ser ouvidos por diversos insetos, morcegos e alguns mamíferos.
“Esta é a primeira demonstração de um animal respondendo a sons produzidos por uma planta”, afirmou Yossi Yovel, professor da Universidade de Tel Aviv.
Para garantir que a reação das mariposas fosse realmente ao som, os cientistas realizaram experimentos rigorosamente controlados, eliminando outras variáveis como a aparência das plantas. “É possível que existam muitas interações complicadas, e este é o primeiro passo”, diz Yovel.
A equipe pretende agora investigar quais sons diferentes tipos de plantas emitem e se outras espécies animais também os utilizam para tomar decisões.
Mais revelações sobre os sons das plantas
Outro ponto de pesquisa é se as plantas conseguem se comunicar entre si através do som e reagir em conjunto, como por exemplo, economizando água em situações de seca.
“Essa é uma questão interessante”, comenta Lilach Hadany, também professora da Universidade de Tel Aviv. “Se uma planta está estressada, o organismo mais preocupado com isso são outras plantas, e elas podem responder de várias maneiras”.
Os pesquisadores destacam que as plantas não possuem senciência. Logo, os sons que produzem resultam de efeitos físicos causados por alterações em suas condições locais. O que o estudo sugere é que esses sons podem ser úteis para animais — e talvez para outras plantas — que consigam detectá-los.
Segundo Hadany, se isso for confirmado, significa que plantas e animais evoluíram juntos para produzir e captar esses sons, gerando benefícios mútuos.
“As plantas poderiam evoluir para produzir mais sons ou sons mais altos se isso fosse benéfico para elas, e a audição dos animais poderia evoluir de acordo para que eles pudessem captar essa enorme quantidade de informações”, comenta.
No atual experimento, os cientistas se concentraram nas mariposas fêmeas, que costumam botar ovos em tomateiros, onde as larvas se alimentam após a eclosão. A hipótese era que as mariposas escolheriam sempre plantas saudáveis para garantir o alimento das larvas. Assim, se a planta emitisse sinais sonoros de estresse por desidratação, elas evitariam botar ovos ali.
A partir disso descobriram que as mariposas não colocaram seus ovos nas plantas que produziram os sons.
Fonte: BBC, adaptado pela equipe Cães e Gatos.
FAQ sobre os sons das plantas
Qual a relação dos animais com os sons das plantas?
Segundo o estudo, as mariposas possuem uma tendência em botar ovos em tomateiros considerados saudáveis e evitam a postura nos que emitem sinais que podem estar relacionados a estresse por desidratação, por exemplo.
Como as plantas emitem sons?
As plantas não são consideradas sencientes. Logo, os sons emitidos por elas ocorrem devido a efeitos físicos causados por uma mudança em suas condições locais.
Os sons das plantas podem ser ouvidos pelos animais?
Os cientistas que realizaram a pesquisa acreditam que os sons das plantas podem ser ouvidos por diversos animais, como insetos, morcegos e alguns mamíferos.
LEIA TAMBÉM:
Castrar engorda? Efeito da castração na obesidade canina depende do porte e da raça, revela estudo
Libélula catalogada há mais de 100 anos é redescoberta em Minas Gerais
Em breve Califórnia terá a maior ponte do mundo dedicada à travessia segura de animais