Mars desenvolve voluntariado que unem ação social e interação entre humanos e pets
A Organização das Nações Unidas (ONU), em 1985, instituiu o dia 05 de dezembro como o Dia Internacional do Voluntariado, mas não é apenas neste dia que o tema deve ser ressaltado. O objetivo era estabelecer uma data global para a promoção de ações de voluntariado com grande alcance, em todas as áreas sociais. Desde então é comum ver o engajamento das empresas com doações nas mais diversas comunidades pelo mundo. Algumas, como a Mars, vão um pouco além disso.
Para além das tradicionais doações de itens para instituições, o Programa de Voluntariado da Mars (Mars Volunteer Program, em inglês) dedica, também, a doação de horas de seus colaboradores, que são convidados a participar de ações comunitárias, como mutirões e visitas, durante períodos em que estariam a serviço da empresa. Só em 2018, foram mais de 900 horas dedicadas a estas atividades no Brasil. Horas estas que, por vezes, contam com uma presença muito especial.
Os animais são parte importante do que a Mars promove enquanto ações de voluntariado. Em 2017, cerca de 50 colaboradores da empresa realizaram uma ação voluntária com os alunos da APAE Campinas. Mais de 100 alunos estiveram com os voluntários, que realizaram atividades de roda de leitura com a presença de cães terapeutas, que atuam como facilitadores da atividade, proporcionando às crianças os inúmeros benefícios do convívio com um animal de estimação.
Já em 2018, foi a vez de Descalvado (SP) receber 150 profissionais da Mars na reforma da Praça Rosa Romantini, que foi revitalizada e adaptada para o convívio de animais, se tornando um espaço pet friendly. Este ano, a Instituição de Incentivo à Criança e ao Adolescente (ICA), da cidade de Mogi Mirim (SP), recebeu o projeto “Uma Aventura Animal”, que consistiu em promover diversas atividades abordando a temática de bem-estar e posse responsável de animais. As crianças, guiadas pelos voluntários da empresa, participaram de diversas atividades lúdicas, jogos e oficinas, onde conceitos relacionados ao bem-estar e posse responsável de animais foram compartilhados. A ação também contou com a presença de um cão terapeuta, que atuou como facilitador das atividades.
Este tipo de troca é foco do Programa de Voluntariado da Mars. Colaboradores dedicam horas às comunidades onde a empresa tem unidades ao redor do mundo. Com vantagens no convívio social e processo de aprendizagem, além de conhecimentos sobre responsabilidade e posse responsável, para que cada vez menos animais de estimação sejam abandonados e recebam cuidados necessários relacionados à saúde.
Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.