- PUBLICIDADE -
Clínica e Nutrição

ANIMAIS SILVESTRES VÍTIMAS DE TRÁFICO SÃO TRATADOS EM SÃO PAULO

ANIMAIS SILVESTRES VÍTIMAS DE TRÁFICO SÃO TRATADOS EM SÃO PAULO CRAS atende até 12 mil resgastes anualmente no Estado
Por Equipe Cães&Gatos
animais-grade
Por Equipe Cães&Gatos

CRAS atende até 12 mil resgastes anualmente no Estado

O Centro de Recuperação de Animais Silvestres (CRAS), situado no Parque Ecológico do Tietê, em São Paulo (SP), trata e recupera animais vítimas maus-tratos, abandono ou até tráfico. O objetivo do tratamento é reabilitar os animais para que eles possam ser devolvidos para a natureza.

Os resgates, que chegam a até 12 mil casos anualmente, são feitos pela Polícia Militar, Ambiental, Corpo de Bombeiros, Ibama ou Centro De Controle De Zoonose, que após a captura realizam o encaminhamento para o CRAS.

animais-grade

Tratamentos podem levar até maisde um ano, segundo especialista (Foto: reprodução)

“A maioria dos animais chega com problemas de estresse muitíssimo elevado, porque são animais recém-capturados da natureza e são aprisionados. Então eles têm problemas de empenamento, de peso, de machucados na ponta das asas, nos bicos. Eles sofrem muito com isso. Na tentativa de fugir o tempo todo, eles mesmos acabam se machucando nessa gaiola”, conta a Coordenadora do CRAS, Liliane Melo.

O processo de reabilitação, explica a coordenadora, pode levar de 30 dias, que é o período da quarentena, podendo passar de um ano. “Nos últimos dois anos, aumentou significativamente o número de macacos pregos filhotes apreendidos sendo comercializados, principalmente porque algumas pessoas populares na TV apareceram com esses animais, do comércio regular, mas isso estimula o comércio ilegal”, pontua Liliane.

Fonte: Clima Tempo, adaptado pela equipe Cães&Gatos.

Compartilhe este artigo agora no

Siga a Cães&Gatos também no