in

ANTIOXIDANTES UTILIZADOS EM RAÇÕES VISAM PRESERVAR SUAS CARACTERÍSTICAS

Nos produtos brasileiros, os mais aplicados são BHA, BHT, TBHQ e Propil galato

Nos produtos brasileiros, os mais aplicados são BHA, BHT, TBHQ e Propil galato

Por definição, os antioxidantes são uma classe de compostos que ligam-se aos radicais livres quebrando a cascata da auto oxidação, sendo estes mais oxidáveis que o alimento. O processo de oxidação lipídica é a principal preocupação quando se utiliza fontes de gordura em pet food. 

Dentre os ingredientes que compõem, aproximadamente entre 20-40% dos alimentos comerciais, as farinhas e óleos de origem animal, apresentam elevado teor de lipídeos e a sua qualidade irá impactar diretamente na vida de prateleira (shelf-life) do produto acabado. 

Os principais impactos da oxidação lipídica sobre os alimentos são a redução na digestibilidade da energia, redução nas concentrações de ácidos graxos essenciais, alterações no odor com redução na palatabilidade e possíveis efeitos oxidativos no organismo em longo prazo. Por estes motivos, os antioxidantes são amplamente empregados em pet food, à semelhança de alimentos para humanos, uma vez que a vida de prateleira destes alimentos é de no mínimo seis meses e a preservação da qualidade lipídica destes alimentos é fundamental na saúde do animal. 

Os mecanismos de preservação dos lipídeos residem no fato dos aditivos antioxidantes doarem hidrogênio e elétrons e sequestrar oxigênio e radicais livres. Os antioxidantes podem ser naturais (vitamina E) ou sintéticos (BHT, BHA e o Etoxiquin), utilizados em combinação com outros antioxidantes ou sozinhos.  No Brasil, os antioxidantes sintéticos como o BHA (2 ou 3-terc-butil-4-hidroxianisol), BHT (2,6-di-terc-butil-4-metilfenol), TBHQ (tert-butil-hidroquinona) e Propil galato são, largamente, utilizados em alimentos comerciais para cães e gatos com o objetivo de preservar as características organolépticas dos produtos. 

Leia o artigo completo na edição de agosto da C&G VF. Clique aqui

antioxidantepetfood

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ESPECIALISTA APONTA QUE COMUNICAÇÃO COM A EQUIPE GERA SATISFAÇÃO

“ESCOLA DE GATINHOS”, DA WHISKAS, ORIENTA TUTORES A CUIDAR DOS FILHOTES