in

APÓS SER CONSIDERADA EXTINTA, ESPÉCIE DE SAPO É REENCONTRADA NA COLÔMBIA

Para ter contato com os animais, biólogos contaram com apoio indígena

Para ter contato com os animais, biólogos contaram com apoio indígena

Após 30 anos de desaparecimento e considerada extinta pela comunidade científica, a espécie de sapo Atelou rescue, foi reencontrada na Serra Nevada de Santa Marta, na Colômbia. Descoberta foi realizada por pesquisadores da ONG Fundación Atelopus e por indígenas da comunidade local Sogrome.

O animal, conhecido como starry night harlequin, com marcas em preto e branco, não era documentado desde 1991.  No entanto, a comunidade indígena ainda possuía contato com a espécie, o que fez com que os biólogos da Organização passassem cerca quatro anos conversando com os líderes da comunidade, para poder estudá-los.

“Agora temos uma grande oportunidade de reunir duas visões de mundo para a proteção e preservação das espécies da Serra: o conhecimento científico ocidental e o conhecimento científico, cultural e espiritual indígena”, disse o biólogo e membro da comunidade Sogrome, Kaneymaku Suarez Chaparro, em entrevista ao site IFLScience.

Segundo texto publicado pela Revista Galileu, a equipe documentou pelo menos 30 animais do tipo Atelopus aryescue. Mas, apesar da redescoberta, o animal ainda corre muitos riscos, como morrer por doenças infecciosas, destruição de habitat e mudanças climáticas. 

Fonte: Galileu, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SENADO APROVA PROJETO QUE PROÍBE EUTANÁSIA DE ANIMAIS EM CCZS

CORPOS MUMIFICADOS DE LEÕES SÃO ENCONTRADOS EM SAQQARA, NO EGITO