in

Atenção redobrada: anorexia em felinos vai muito além da perda de apetite

É necessário descobrir o que levou ao quadro e realizar manejo nutricional

Muito além da perda de apetite, a não ingestão de alimentos pode causar sérios problemas aos felinos. Descobrir o que levou ao quadro de anorexia e realizar o manejo nutricional são ações imprescindíveis.

Como explica a médica-veterinária, especializada em Medicina Felina, Gabriela Toledo, os gatos sãos fãs de rotina e muito sensíveis a quaisquer mudanças, por isso, podem apresentar problemas de saúde quando algo muda, como a anorexia. De acordo com ela, a manifestação clínica caracterizada pela não ingestão de alimentos também pode aparecer por outros diversos fatores, patológicos ou não.

Entre as opções, a profissional pontua estresse ambiental e situações adversas à rotina, como mudança de territórios, visitas de pessoas, introdução de novos animais, banho, ausência do tutor, viagem e brigas com outros animais; Mudança de alimentação e/ou falta de palatabilidade da dieta; Difícil acesso ao alimento (gatos que ficam presos e/ou abandonados em locais sem nenhuma fonte de alimento); Dor; Febre; Jejum prolongado; Recuperação pós-cirúrgica e/ou anestésica; Reações a drogas, toxinas, venenos; Alterações na cavidade oral, como fraturas, periodontites, úlceras e tumores; Alterações na cavidade nasal, como pólipos, tumores, obstrução das narinas, excesso de secreção, lesões, doenças como criptococose e esporotricose. Tudo que cause dor e/ou impeça o gato de sentir o cheiro do alimento; Doenças dos sistemas geniturinários, cardiopulmonares, gastrointestinais, neurológicas, oftalmológicas, neuromusculares, ortopédicas, endócrinas; Doenças inflamatórias e/ou infecciosas (fiv, felv, pif); Disfunção cognitiva; Neoplasias e Distúrbios metabólicos.

Quer saber como lidar com o problema? Leia a matéria completo na edição de março da revista C&G VF. Clique aqui.

Fonte: Redação C&G VF.

LEIA TAMBÉM:

GPTW: Vetnil está entre as 20 melhores empresas para trabalhar Ranking São Paulo

Causas, diagnóstico e tratamento: médica-veterinária fala sobre coprofagia

Pesquisadores colhem sêmen de onças do Pantanal para salvar populações isoladas

Foto: Equipe C&G VF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Special Dog Company reforça importância de parceria com a Fundação Abrinq

cães e gatos

Aproximação de brasileiros com cães e gatos é algo cultural e remete às necessidades passadas