Relatos apontam que animal foi espancado e envenenado por segurança da loja
Ativistas e protetores de animais estão se manifestando nas redes sociais e realizando protestos contra uma unidade da rede de hipermercados Carrefour de Osasco, na Grande São Paulo. Segundo relatos, um funcionário da loja teria envenenado e espancado um cachorro no dia 28 de novembro, causando sua morte.
De acordo com a versão de Isabela Marcelino, que fez a denúncia em suas redes sociais, o animal estava pelos arredores da unidade do Carrefour há cerca de uma semana, quando foi espancado por um dos seguranças do local a pedido de um superior. “O cachorro foi quase morto a pauladas por um segurança da loja a mando de seu responsável, só porque pessoas importantes e diretores da matriz da empresa visitariam a loja. Para fazer ‘bonito’, não queriam o animal abandonado por lá. Mandaram o eliminar como se não fosse nada e da pior forma possível”, escreveu Isabela no Facebook, em um post que já reúne mais de 22 mil compartilhamentos.
O vira-lata chegou a ser socorrido pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Em nota, o Carrefour afirmou que repudia qualquer tipo de maus-tratos contra animais e que afastou a equipe responsável pela segurança. A rede de hipermercados confirmou que o cão circulava pelo estacionamento da empresa há alguns dias, alegando que a tentativa de afastar o animal pode ter ocasionado um ferimento na pata.
A empresa também diz que o CCZ foi acionado diversas vezes para retirar o cachorro do local, mas não compareceu, e culpa o Centro pela morte. “No momento da abordagem dos profissionais do órgão para imobilização, o cachorro desfaleceu em razão do uso de um ‘enforcador’, tipo de equipamento de contenção”, descreve a nota oficial do Carrefour.
Um inquérito foi aberto na Delegacia Especializada de Osasco para investigar o caso. O vereador da cidade, Ralfi Silva, e o delegado Bruno Lima, eleito Deputado Estadual pelo PSL, acompanham as investigações.
No Facebook, Lima repudia o comunicado do Carrefour, afirmando que a loja tenta jogar toda a responsabilidade para a Zoonoses, emitindo um “comunicado ridículo”, sendo que testemunhas presenciaram e relataram a ação do segurança. O vereador Silva também defendeu o CCZ, com repúdio e indignação à nota do Carrefour. Também na rede social, Silva publicou um vídeo do momento em que os profissionais atendem o animal machucado com respeito e carinho durante o resgate.
A Prefeitura de Osasco informou que o Departamento de Fauna e Bem-Estar Animal foi acionado no dia 28 para prestar socorro a um cachorro “ferido e sangrando”, possível vítima de atropelamento. De acordo com a nota, somente no sábado (01) o departamento recebeu a denúncia de que se tratava de um caso de maus-tratos.
Fonte: IG, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.
