in

AVES PODEM SER ACOMETIDAS POR FUNGOS PRESENTES EM FRUTAS

Micotoxicose é um assunto que não deve ser esquecido na clínica

Alguns metabólitos produzidos por fungos, conhecidos como micotoxinas, são deletérios e causam desde alterações metabólicas a carcinogênese. Casos da Medicina Veterinária, como as aflatoxinas, ergotamina e a zearalenona, são conhecidos e estudados, principalmente em animais de produção. 

Entretanto, aspectos como: grande quantidade de micotoxinas, custos, muitas vezes, onerosos na sua identificação, poucos relatos na literatura e estudos conduzidos, frequentemente, com apenas um tipo de micotoxina, constroem um cenário em que o conhecimento clínico existente das micotoxinas ainda seja pequeno e não condizente com a realidade. 

Diversos fungos e micotoxinas já foram detectados em grãos e frutas oferecidos na alimentação das aves, o que faz das micotoxicoses um capítulo que não deve ser esquecido na clínica. Como a porta de entrada é por via oral, o trato gastrintestinal é o primeiro sistema exposto. As lesões variam de desequilíbrio osmótico e manutenção das membranas até necrose, podendo estar associados às infecções bacterianas, causando, assim, um quadro de enterite. 

Leia o artigo completo na edição de março da C&G VF.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MANEJO CORRETO É CAPAZ DE RETARDAR EVOLUÇÃO DA DOENÇA RENAL CRÔNICA

VETERINÁRIOS DIZEM QUE ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO É RELEVANTE PARA A PROFISSÃO