- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades

Avião Solidário leva duas jovens fêmeas de macaco-barrigudo da Amazônia para novo lar em SP

Iniciativa da LATAM existe há 13 anos e já ajudou a proteger mais de 4,6 mil animais no Brasil
Por Equipe Cães&Gatos
macaco.jpg
Por Equipe Cães&Gatos

O macaco-barrigudo (Lagothrix lagotricha cana) é uma espécie típica da Amazônia e, nesta semana, duas fêmeas jovens deste animal foram encaminhadas para um novo lar. Os animais foram transportados gratuitamente de Manaus (AM) para Guarulhos (SP) pelo programa Avião Solidário da LATAM, em uma ação realizada em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, em Sorocaba (SP), e a AZAB (Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil). 

Tieta e Sofia, os exemplares da espécie em questão, chegaram ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama em Manaus no dia 12 de fevereiro deste ano, provenientes do município de Tefé (AM), e sua transferência tem como objetivo a conservação dos Primatas Amazônicos (PAN Primatas Amazônicos), a promoção do bem-estar dos indivíduos e o fortalecimento genético da população ex situ da espécie, ou seja, mantida fora do habitat natural. 

Transferência dos animais tem como objetivo a conservação dos Primatas Amazônicos (PAN Primatas Amazônicos), a promoção do bem-estar dos indivíduos e o fortalecimento genético da população ex situ da espécie (Foto: divulgação)

Cerca de 4 horas foram reduzidas, com o voo, de um trajeto que, por vias terrestres, levaria mais de 56 horas. A operação garantiu mais conforto e segurança aos primatas, que agora passarão a compor um novo grupo social no Zoológico de Sorocaba. 

Proteção a mais de 4,6 mil animais no Brasil

O programa Avião Solidário da LATAM, existente há 13 anos, em conjunto com instituições parceiras, já realizou o transporte gratuito de mais de 868 toneladas de cargas e 4,6 mil animais no Brasil. Além das 282 milhões de vacinas contra a Covid-19 transportadas para todos os Estados brasileiros, o programa completou a marca de mais de 200 toneladas de doações (cestas básicas, água, fraldas descartáveis, cobertores, entre outros itens) e 130 voluntários (médicos, enfermeiros, veterinários e bombeiros) transportados gratuitamente na crise do Rio Grande do Sul, em 2024. 

A iniciativa está conectada com o pilar de Valor Compartilhado da Estratégia de Sustentabilidade do grupo LATAM e coloca à disposição da América do Sul toda a experiência logística e a conectividade da companhia. Atualmente, o Avião Solidário mantém parcerias com diferentes instituições no Brasil, como Amigos do Bem, Movimento União BR, Gastromotiva, Por1Sorriso, Instituto Rodrigo Mendes, Amazone-se e SOS Mata Atlântica.

Fonte: LATAM, adaptado pela equipe Cães e Gatos. 

FAQ

Qual o objetivo da transferência das macacas Tieta e Sofia para o Zoológico de Sorocaba?
Contribuir com o bem-estar, conservação da espécie e fortalecimento genético da população ex situ do macaco-barrigudo.

Como os animais foram transportados de Manaus a Sorocaba?
Pelo programa Avião Solidário da LATAM, que reduziu um trajeto de 56 horas terrestres para 4 horas de voo.

O que é o Avião Solidário da LATAM?
É um programa de responsabilidade social e ambiental que já transportou gratuitamente mais de 4,6 mil animais e 868 toneladas de cargas no Brasil.

LEIA TAMBÉM:

Onça é transportada de Brasília para Curitiba por Avião Solidário da LATAM

Encontro focado em dor e comportamento animal reúne profissionais internacionais de renome

Congresso CBNA Pet destaca sustentabilidade, ciência e prática clínica

Compartilhe este artigo agora no

Siga a Cães&Gatos também no