Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
Clínica e Nutrição

Balancear alimentação auxilia na tratativa de gatos com apetite insaciável

Por Equipe Cães&Gatos
Por Equipe Cães&Gatos

A alimentação, como já sabemos, é uma forte aliada para diversas questões. Uma delas é a tratativa de gatos com apetite insaciável.

De acordo com a coordenadora de Comunicação Científica da Royal Canin do Brasil, Priscila Rizelo, em artigo compartilhado na edição de março da C&G VF, estudos mostram que a taxa metabólica basal e o nível de atividade diminuem, consideravelmente, após a castração dos animais, sendo assim, “apenas 48 horas após a esterilização, já pode ser observado um aumento do consumo voluntário de alimentos”. Cenário deve deixar tutor atento.

“Associado ao aumento da fome, alguns gatos podem desenvolver o comportamento de implorar por alimento por meio da comunicação visual e vocalização com seus tutores. Este comportamento foi relatado por 56% dos tutores de gatos e, neste grupo, 69% relatam que ofertam alimento até os gatos pararem de expressar esse comportamento. Apenas 19% dos tutores dizem seguir as recomendações de alimentação”, explica o material.

De acordo com a profissional, a soma dos fatores citados, frequentemente, culmina com um ganho de peso excessivo, que pode ocorrer rapidamente. “Uma pesquisa mostrou um aumento médio de 30% no peso corporal após três meses de alimentação ad libitum pós-castração, o que mostra a importância de um manejo nutricional adequado”, destaca.  

Contudo, neste cenário, reduzir a quantidade de um alimento de manutenção não é aconselhável como método para reduzir o ganho de peso, pois pode aumentar o risco de deficiência nutricional e perda de massa corporal magra.  

Quer saber como utilizar a alimentação de maneira benéfica ao pet? Leia o artigo completa na editoria nutrologia, da edição de março da C&G VF. Clique aqui.

Redação C&G VF.

LEIA TAMBÉM:

Lockdown também pode afetar a qualidade de vida dos animais de companhia

Escovação dos dentes dos animais de estimação não é frescura, é prevenção

Veterinários lançam livro com foco na elaboração de campanhas de vacinação contra a Raiva