Cães e gatos logo

Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades

Banhos excessivos podem ser prejudiciais, mesmo no calor

Médica-veterinária explica que melhor frequência é de um banho ao mês
Por Equipe Cães&Gatos
Dog taking bath at home
Por Equipe Cães&Gatos

A temperatura aumentou e logo pensamos em aliviar o calor para nossos animaizinhos. Mas, a médica-veterinária Dra. Fernanda Binati alerta que banhos excessivos nos cães podem ser prejudiciais.

Isso porque os banhos excessivos podem causar alguns efeitos como alteração na produção de sebo e descamação exacerbada, que são benéficos para a saúde da pele e pelagem do animal.

O banho é indicado para limpeza da pele e pelagem do animal, quando ele se apresenta com muitas sujidades necessita da limpeza para saúde do pet. A melhor frequência de banhos é uma vez ao mês, não sendo influenciado pelo porte e tamanho da pelagem.

cute lovely small dog wet in bathtub, clean dog with funny shower cap on head. Pets indoors
Para o banho em casa, a dica é apostar sempre em produtos de uso veterinário, de marcas conceituadas no mercado (Foto: reprodução)

“O excesso de calor pode causar algumas alterações. Se o clima estiver muito úmido favorece a proliferação de fungos e ácaros. Porém, o tamanho dos pelos não influencia no calor, ele favorece na proteção da pele nesta época do ano, onde principalmente os raios solares são prejudiciais e mais intensos”, explica a médica-veterinária.

Para o banho em casa, a dica é apostar sempre em produtos de uso veterinário, de marcas mais conceituadas no mercado, e com menos aditivos químicos em sua composição.

Binati ainda alerta que o uso do secador muito quente pode causar danos na pele do seu pet, e favorece o aparecimento de dermatites. Recomenda-se retirar o excesso de água com uma toalha e finalizar no secador em temperatura morna.

“Procure oferecer água constantemente em dias muito quentes, além de um ambiente com ventiladores que deixam o ar menos quente. Uma dica é colocar água gelada nos coxins (almofadinhas) dos pets, pois é um local de termorregulação, além de oferecer petiscos congelados irá ajudar bastante seu pet nestes dias de calor extremo”, sugere.

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Programa global incentiva o turismo responsável em locais com vida selvagem

Animais selvagens são explorados para turismo na Indonésia

Endoscopia é um exame imprescindível na prática clínica moderna

Compartilhe este artigo agora no