Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades

Beijo de pet faz mal para a saúde bucal?

Profissionais de odontologia e veterinária explicam os riscos e benefícios do carinho conhecido como “lambeijo”
Por Equipe Cães&Gatos
foto-beijo
Por Equipe Cães&Gatos

De acordo com o Instituto Pet Brasil (IPB), o Brasil ocupa o terceiro lugar no mundo em número de animais domésticos, totalizando 150 milhões de pets. O aumento constante no número de animais de estimação no país reflete a crescente proximidade entre humanos e seus leais companheiros. Gestos como beijar nossos amigos peludos tornam-se cada vez mais comuns como expressão de amor e afeto. No entanto, surge a questão: será que esse contato é seguro?

- PUBLICIDADE -

O contato físico – incluindo beijos na boca, os famosos lambeijos – pode fortalecer o vínculo emocional entre os tutores e seus animais de estimação, tendo sido associado à redução do estresse e à promoção do bem-estar emocional. Segundo um levantamento desenvolvido por pesquisadores da Universidade Azabu, no Japão, a liberação de hormônios como a ocitocina durante esses momentos de proximidade com os pets pode afetar positivamente a saúde mental dos tutores, contribuindo para uma sensação de calma e felicidade.

Embora seja considerada uma prática positiva pelos pais de pets e pela Psicologia, especialistas alertam sobre os possíveis riscos à saúde humana associados aos lambeijos.

De acordo com a veterinária da Pet de TODOS, Ketlin Costa Moreira, beijar o animal de estimação pode acarretar algumas consequências à saúde, principalmente se o pet tiver cálculo dentário, condição também conhecida como o tártaro. “Os bichinhos costumam ser alvo de coleções bacterianas, então é interessante que as pessoas evitem beijar a boca deles, principalmente no caso de crianças, idosos e pessoas com a imunidade comprometida”, alerta a profissional do primeiro plano de saúde pet com clínicas próprias.

Por outro lado, a veterinária afirma que cuidar da saúde bucal dos pets pode ser uma alternativa para a redução de riscos de transmissão de doenças. “Se o seu animal estiver com a boca saudável, a probabilidade dele causar uma infecção ou alguma outra doença por meio do lambeijo é muito baixa. Por isso, é essencial manter a saúde bucal do animal em dia, por meio de escovação regular e visitas periódicas ao veterinário”, aconselha.

Beijar o animal de estimação pode acarretar algumas consequências à saúde, principalmente se o pet tiver cálculo dentário (Foto: reprodução)

Saúde bucal do tutor é tão importante quanto a do pet 

O lambeijo traz riscos não só para o humano, mas também para o próprio pet, já que, por meio da saliva, o animalzinho pode entrar em contato com bactérias e microrganismos presentes na boca de seu tutor. 

De acordo com o dentista da rede AmorSaúde, Diego Cardoso, ter uma boca saudável é essencial, já que previne infecções, anemias, doenças autoimunes e até diabetes. “A saúde bucal é importante em qualquer idade e para mantê-la em dia os cuidados são mais do que necessários, assim é possível evitar menos problemas no futuro, como cáries, mau hálito e doenças gengivais”, explica o profissional da maior rede de clínicas médico-odontológicas do Brasil.

Para manter a boca limpa e a saúde em dia, o profissional aconselha medidas preventivas. “Faça escovações após as principais refeições, diminua a ingestão de açúcares e alimentos gordurosos, use sempre o fio dental, escove a língua, invista em uma escova de cerdas macias e use creme dental com flúor”, indica Diego, que aconselha agendar uma consulta odontológica, no mínimo, duas vezes por ano.

Portanto, enquanto o lambeijo pode ser uma demonstração de afeto, é importante fazê-lo de maneira consciente, considerando sempre a saúde bucal tanto do animal quanto do humano. Com cuidados adequados, é possível desfrutar dos benefícios emocionais do contato físico com os animais de estimação sem comprometer a saúde de ambos.

Fonte: AmorSaúde, adaptado pela equipe Cães e Gatos.

LEIA TAMBÉM:

Animais de companhia podem ser transportados com o Uber Pet em mais cidades brasileiras

Tutor deve proteger os pets de parasitas o ano inteiro

Presidente do CFMV avalia os 100 primeiros dias da atual gestão

Compartilhe este artigo agora no