in

BIÓPSIA LÍQUIDA SUBSTITUI CIRURGIA PARA DIAGNÓSTICO DE ALGUNS QUADROS

Em casos como carcinoma de bexiga e próstata de cães, veterinários indicam a técnica

A biopsia líquida compreende a análise das células tumorais circulantes ou de elementos tumorais circulantes (DNA/RNA circulantes livres de células ou de microvesículas extracelulares liberadas pelas células tumorais), as quais podem ser identificadas e, consequentemente, utilizadas para o diagnóstico e prognóstico do câncer, assim como para a resposta ao tratamento e avaliação de recidiva.

Desta forma, possibilita a detecção e acompanhamento do câncer nos animai de maneira mais rápida e menos invasiva em comparação com os métodos existentes. A técnica pode ser combinada com análise genômica da célula tumoral circulante identificada, aumentando a sensibilidade e especificidade dos resultados.

Segundo a médica-veterinária, doutoranda em Cirurgia Veterinária, com ênfase na área de Oncologia Veterinária pela Faculdade de Ciências Agrarias e Veterinárias, da Unesp (campus Jaboticabal), Bruna Fernanda Firmo, comenta que a técnica da biópsia liquida inovadora e se diferencia por ser um procedimento mais simples e tranquilo para o paciente, segundo Bruna. “Ela se baseia na análise de fluídos orgânicos, como uma amostra de sangue ou urina para sua realização, sem a necessidade de procedimentos invasivos, como uma biópsia, e sem a necessidade de submeter o paciente a procedimentos anestésicos.  Além disso, possibilita múltiplas coletas para o acompanhamento terapêutico”.

Mas é necessário que a coleta do material seja realizada de forma adequada e encaminhada para um laboratório estruturado e com profissionais que sejam capacitados para realização do exame. E por que isso?

Leia a reportagem completa, na edição deste mês da C&G VF. Clique aqui.

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

INSTITUTO PET BRASIL AFIRMA: MERCADO PET DEVE CRESCER 6% EM 2020

VETERINÁRIA APONTA MOTIVOS PARA GATOS CONHECEREM UMA CLÍNICA CAT FRIENDLY