Um levantamento realizado pela Royal Veterinary College (RVC), no Reino Unido, mostrou que os britânicos preferem cães de raças braquicefálicas com conformações corporais menos extremas.
De acordo com a análise, quando os animais possuem traços moderados são considerados mais atraentes, saudáveis, éticos e desejáveis para adoção.
Para o compilado dos dados a instituição se baseou em um questionário online com aproximadamente 5 mil pessoas. Na pesquisa foram utilizadas imagens geradas por inteligência artificial (IA), que representavam versões menos extremas, típicas e muito extremas de três raças braquicefálicas de cães comuns: bulldog francês, pug e bulldog inglês.
Os participantes avaliaram as imagens com base em cinco critérios: atratividade, percepção de saúde, sensação de felicidade provocada pela aparência do cão, ética da criação e vontade de ter o animal.
Resultados
Os resultados do levantamento foram evidentes. As versões menos extremas das três raças foram as preferidas em todas as categorias avaliadas.
Além disso, os tutores de cães braquicefálicos de raça pura demonstraram uma tendência em pontuar de forma mais positiva todas as versões, incluindo as mais extremas. Porém, mesmo assim, se notou uma preferência pelas imagens com traços físicos menos acentuados.
Os investigadores que realizaram o estudo afirmaram que as conclusões representam uma oportunidades significativa de reverter a normalização de conformações corporais extremas nestas raças, que são comumente associadas a problemas graves de saúde e bem-estar.
“Este estudo demonstrou que a preferência geral recai sobre cães de raças braquicefálicas com conformações corporais menos extremas, mesmo entre aqueles que se sentem atraídos pelas características atualmente mais exageradas. Isto sugere que os padrões de raça atuais poderiam ser ajustados para reduzir a glorificação destes traços físicos extremos, promovendo assim uma melhor saúde, sem comprometer a popularidade ou a procura”, citou Elizabeth Youens, estudante de mestrado no RVC e autora principal do estudo.
Fonte: Veterinária Atual, adaptado pela equipe Cães e Gatos.
FAQ sobre os cães de raças braquicefálicas
Quais são as raças braquicefálicas de cães mais comuns?
As raças braquicefálicas de cães mais populares no mundo são bulldog francês, pug e bulldog inglês.
Como a pesquisa foi realizada?
O levantamento foi feito com cerca de 5 mil pessoas, que analisaram as imagens de cães de raças braquicefálicas em versões menos extremas, típicas e muito extremas e tiveram que as avaliar seguindo cinco critérios.
O que mostrou a pesquisa sobre cães de raças braquicefálicas?
O principal resultado da pesquisa é que as versões menos extremas das três raças foram as preferidas em todas as categorias avaliadas pelos participantes.
LEIA TAMBÉM:
Síndrome braquicefálica: Uma condição que vai além dos sinais respiratórios
Bulldog francês é a raça mais submetida a cirurgias das vias respiratórias
Estudo destaca normalização de problemas de saúde em raças braquicefálicas