in

Cães e gatos em idades avançadas necessitam de atenção redobrada

Vacinas em dia, vermifugação, alimentação balanceada e consultas ao veterinário são ações essenciais

Assim como os humanos idosos, os animais de companhia em idade avançada também necessitam de alguns cuidados específicos e atenção redobrada. Neste cenário, vacinas em dia, vermifugação, alimentação balanceada e consultas ao veterinário são essenciais para ofertar qualidade de vida aos pets.

Segundo a literatura, para que os animais de companhia, no caso os cães e gatos, atinjam a fase senil, os mesmos devem passar dos 10 anos. Idade essa que pode acarretar alguns problemas de saúde comuns, como diabetes, problemas de articulação, insuficiência renal, obesidade, catarata e câncer.

“Alguns desses problemas de saúde podem ser silenciosos e, quando o tutor percebe, pode ser irreversível”, explica a coordenadora do Hospital Veterinário Anhembi Morumbi, Aline Zoppa, integrante da rede internacional de universidades Laureate. “Por isso é muito importante manter uma agenda de visitas ao veterinário pelo menos duas vezes ao ano”, completa.

Num exame físico o médico-veterinário pode detectar nódulos, diagnosticar a catarata, determinar se o pet está acima do peso ideal e identificar doenças dentais no animal. Além disso, poderá solicitar exames de sangue para detectar outros problemas de saúde, como o diabetes.

A partir de um diagnóstico é possível dar o melhor tratamento ao animal, que pode ser uma simples troca de ração comum por uma especial, indicada para o problema do animal.

“A prevenção é sempre a melhor escolha, pois algo simples pode se tornar grave por falta ou tratamento tardio”, enfatiza a profissional.

Fonte: A.I, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Lockdown também pode afetar a qualidade de vida dos animais de companhia

Escovação dos dentes dos animais de estimação não é frescura, é prevenção

Veterinários lançam livro com foco na elaboração de campanhas de vacinação contra a Raiva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Projeto de Lei visa regulamentar a caça esportiva de animais no Brasil

Vetoquinol reforça equipe focada em animais de companhia no Brasil