Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Clínica e Nutrição

CÃES E GATOS HEPATOPATAS NECESSITAM DE DIETAS ESPECÍFICAS

CÃES E GATOS HEPATOPATAS NECESSITAM DE DIETAS ESPECÍFICAS. Mas cada caso é um caso e deve ser analisado antes da prescrição
Por Equipe Cães&Gatos
REPRODUÇÃO
Por Equipe Cães&Gatos

Mas cada caso é um caso e deve ser analisado antes da prescrição

Na visão da World Small Animal Veterinary Association (Wsava), a nutrição é reconhecida como o 5º Parâmetro Vital para a saúde e o bem-estar dos animais. Para algumas patologias, o manejo nutricional é tão significativo como todo o resto do tratamento.

No caso de pacientes hepatopatas, a nutrição ganha um papel fundamental. A médica-veterinária, com residência em Nutrição e Nutrição Clínica de Cães e Gatos, Maria Eduarda Gonçalves Tozato, explica que ela pode dar suporte que o órgão necessita para a recuperação, ou amenizar os sinais clínicos, melhorando, assim, a qualidade de vida do paciente.

Segundo ela, as necessidades nutricionais do hepatopata irão depender da enfermidade e a progressão. “Como em todas as doenças, é preciso fornecer quantidade de calorias necessária para manutenção da condição corporal e musculatura, ou melhora da mesma, caso o paciente esteja subnutrido. É comum que o animal esteja mais seletivo ou hiporético”.

Maria Eduarda detalha que no caso de doença hepática aguda, além de uma dieta completa e balanceada, o paciente precisa receber quantidades suficientes de proteínas que garantirão uma possível regeneração do órgão.

“Já em casos crônicos e avançados, o fígado não consegue metabolizar grande quantidade de proteína. Nesses casos, devemos fornecer uma quantidade menor que a habitual, ou seja, a de manutenção. É preciso fornecer também quantidades adequadas de vitaminas e minerais, visto que a ingestão e absorção podem estar prejudicadas”, comenta.

Você confere neste link a reportagem completa em nossa revista on-line. Acesse! É gratuito.

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD. 

Compartilhe este artigo agora no

Siga a Cães&Gatos também no