in

CÃES E GATOS PODEM SOFRER PROBLEMAS DE ARTICULAÇÕES DURANTE O INVERNO

Veterinária dá dicas de como cuidar dos pets na época mais fria do ano

Veterinária dá dicas de como cuidar dos pets na época mais fria do ano

Os cães e os gatos também sofrem durante o inverno com problemas articulares, assim como os humanos, pois as baixas temperaturas favorecem a sensibilidade das articulações, causando dor e desconforto. 

Os pets mais idosos e obesos, que fazem muitos exercícios ou os que já possuem artrite, artrose ou displasia coxo femural estão mais suscetíveis. Raças de cães, como Pastor Alemão, Rottweiler e Labrador e de gatos, tais como Main Coon, Birmanês, Scottish Fold, ou Abissínios têm maior predisposição às doenças articulares. 

A médica-veterinária da Vetnil (Louveira/PR), Fernanda Cioffetti, explica a importância de prestar atenção nos pets nesta época do ano. “Os sintomas podem ser silenciosos, por isso é importante perceber o comportamento do animal. Quando eles estão com problemas articulares, normalmente, ficam mais quietos, podem andar devagar e mancar. Interagem menos com seus tutores, perdem o apetite e também podem demonstrar agressividade”, explica. 

gatonofrio

Quando estão com problemas articulares, normalmente, ficam maisquietos, podem andar devagar e mancar (Foto: reprodução)

A veterinária também alerta para os cuidados com os animais no inverno. “Os tutores precisam deixar os pets confortavelmente aquecidos, em locais sem muita friagem e com roupas quentes, principalmente no caso dos cães. Identificando qualquer sinal, mesmo que pequeno, o proprietário deve levar o pet imediatamente para uma consulta com um veterinário. Ele é o profissional habilitado para diagnosticar e indicar a melhor terapia. Às vezes, são necessárias sessões de fisioterapia e suplementação com produtos à base de condroitina e glucosamina, que auxiliam na recuperação e redução das dores”, complementa. 

O Condroton, da Vetnil, é um medicamento que proporciona bons resultados de condroproteção da categoria, com alta absorção, de acordo com a profissonal. “O produto atua na causa primária das enfermidades articulares e diretamente sobre a origem da dor, proporcionando melhor qualidade de vida para o animal”, discorre. 

O medicamento é indicado no tratamento de artropatias em geral, patologias tendíneas, pós-operatório de cirurgias articulares, prevenção de doenças osteoarticulares e como auxiliar para os casos de fratura. 

O Condroton Injetável, com indicação para gatos, está disponível em frasco ampola de 10mL e o Condroton Comprimidos, com indicação para cães e gatos, em frascos plásticos com 60 comprimidos ( 500g e 1000g).

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ESPECIALISTA APONTA CAUSAS PARA ELEVADA TAXA DE SUICÍDIO ENTRE VETERINÁRIOS

MEDICINA INTEGRATIVA PODE AJUDAR A COMBATER O CÂNCER EM PETS