in

CÃES E HUMANOS PODEM SER ATINGIDOS POR MICOSE QUE PROVOCA MORTE DE GATOS

Rio de Janeiro apresenta epidemia da doença que pode acometer órgãos internos

Rio de Janeiro apresenta epidemia da doença que pode acometer órgãos internos

Uma micose que causa lesões sérias e potencialmente fatais em gatos tem se espalhado pelo Brasil. Causada por um fungo que vive naturalmente no solo, o Sporothrix, a doença pode ser transmitida para humanos. 

As lesões em humanos e cães, geralmente, não são tão severas como nos felinos e raramente impõem risco à vida. Mesmo em gatos, que são mais afetados, a doença tem cura, mas o tratamento é caro e demorado. “No Brasil, a esporotricose humana não é uma doença de notificação compulsória e, por isso, a sua exata prevalência é desconhecida”, afirma a médica-veterinária do Laboratório de Pesquisa Clínica em Dermatozoonoses em Animais Domésticos, do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas da Fundação Oswaldo Cruz (INI/Fiocruz, Rio de Janeiro/RJ), Isabella Dib Gremião. 

micose

No Rio de Janeiro foram mais de três mil casos felinos, em 2015 (Foto: reprodução)

No entanto, o Rio de Janeiro tem registrado um aumento alarmante de casos. “Desde julho de 2013, devido ao status hiperendêmico da esporotricose no Rio de Janeiro, a doença se tornou de notificação obrigatória no estado. Apenas no INI/Fiocruz mais de cinco mil casos humanos e 4.703 casos felinos foram diagnosticados até 2015”, revela a pesquisadora. 

Apenas naquele ano, segundo dados da Vigilância Sanitária do município do Rio de Janeiro, foram 3.253 casos felinos. Já em 2016, verificou-se um aumento de 400% no número de animais diagnosticados. Ao todo, o órgão fez 13.536 atendimentos no ano passado.

Em pessoas, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro registrou, em 2016, 580 casos. Essas estatísticas se referem apenas aos casos notificados. Os pesquisadores apontam que o nível de subnotificação deve ser grande.

Fonte: UOL, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GUARDA RESPONSÁVEL DE ANIMAIS É TEMA DE CAMPANHA DO CRMV-SP

CFMV QUESTIONA MEC SOBRE REGISTRO DE CURSO DE VETERINÁRIA À DISTÂNCIA