in

CÃES RESPONDEM A EMOÇÕES NEGATIVAS LAMBENDO A PRÓPRIA BOCA

Pesquisa mostra que cães têm esse comportamento ao ver pessoas com raiva

Pesquisa mostra que cães têm esse comportamento ao ver pessoas com raiva

Muitos assuntos relacionados ao emocional dos cães são fomentados em estudos e pesquisas a fim de ampliar o conhecimento sobre estes animais. A bióloga formada na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, Recife/PE), Natália de Souza Albuquerque, foi em busca de respostas para perguntas como: será que os cães entendem quando estamos com raiva? Eles reagem quando nos expressamos de forma negativa? 

Seu estudo, iniciado em 2016, investigou a capacidade dos cães reconhecerem emoções por meio das expressões faciais e de sons. “Durante esse estudo, realizado no meu mestrado, apresentamos aos cães imagens (faces) e sons com conteúdo emocional (voz de pessoas e latidos de cães), tanto de pessoas quanto de outros cães e investigamos se o cão conseguia associar um rosto feliz a um som feliz e um rosto bravo a um som bravo. Ou seja, queríamos ver se os cães eram realmente capazes de reconhecer uma expressão de alegria ou de raiva e saber se aquilo era positivo ou negativo”, descreve. 

A partir deste estudo, a pesquisadora resolveu focar em um comportamento bastante comum, porém pouco entendido: o ato de lamber a própria boca. Segundo Natalia, os resultados de sua pesquisa indicam que os cães reconhecem as emoções das pessoas e que eles são sensíveis a elas, principalmente às negativas. “Esse entendimento por parte dos pets pode ser uma resposta emocional quando eles percebem algo de negativo no ambiente, de que não gostaram, e demostram lambendo a própria boca para passar a mensagem de ‘percebi e não gostei’ e isso pode ser um sinal emocional que facilita a ligação entre cães e pessoas, como uma tentativa de comunicação”, afirma. 

Leia a reportagem completa na edição de fevereiro da C&G VF.

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TUTOR DEVE SE ATENTAR À INCIDÊNCIA DA ESPOROTRICOSE NAS CIDADES

FUMAÇA DE CIGARRO PODE CAUSAR DANOS À SAÚDE DOS ANIMAIS