A relação entre os seres humanos e os animais de estimação vem sendo alvo de diversos estudos. Segundo uma pesquisa do Human Animal Bond Research Institute (HABRI), 87% dos tutores de animais relataram melhorias significativas na saúde mental atribuídas a essa convivência. Além disso, a troca de carinho com os animais pode auxiliar as pessoas a lidarem com problemas como depressão, solidão e ansiedade.

Ciente da importância desse suporte emocional, surgiu o projeto Terapeutas do Luto. Oferecido gratuitamente pelos cemitérios e capelas Vaticano, no Paraná e em Santa Catarina, o serviço conta com cães das raças Golden Retriever, Samoieda e Terra-Nova, que “trabalham” voluntariamente nas cerimônias de despedida.
A tutora Mariza Ayres, que atua nesse projeto na região de Curitiba (PR), diz que, com os cães, as pessoas chegam a esquecer do luto por alguns momentos. “No momento em que chegamos para a visita no velório, há um espanto nas pessoas, mas, aos poucos elas vão se aproximando e fazendo carinho nos cães. Perguntam sobre eles, pedem para tirar fotos e começam a falar dos seus pets e mostrar os próprios registros”, afirma.
A diretora dos espaço, Mylena Cooper, lembra que os cães terapeutas são dóceis e bem treinados, e costumam fazer visitas semanais aos velórios. A presença deles nas capelas, cemitérios e capelas da empresa só ocorre quando as famílias concordam ou solicitam. “Como lidamos com a morte todos os dias, percebemos que as pessoas enlutadas ficam muito fragilizadas, vulneráveis e sensíveis no momento da dor. Quando os cães chegam aos velórios é notória a reação das pessoas, sempre abrem um sorriso, tocam os cães, abraçam e são, de certa forma, consoladas por eles, que também movimentam o ambiente de maneira muito positiva”, fala.
Fonte: Vaticano, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.
FAQ
Quais os benefícios do contato dos humanos em luto com os animais?
A troca de carinho com os animais pode auxiliar as pessoas a lidarem com problemas como depressão, solidão e ansiedade.
Quais raças de cães atuam nesse projeto?
O serviço conta com cães das raças Golden Retriever, Samoieda e Terra-Nova, que “trabalham” voluntariamente nas cerimônias de despedida.
Os cães de apoio participam de todos os velórios?
Os cães terapeutas são dóceis e bem treinados, e costumam fazer visitas semanais aos velórios. A presença deles nas capelas, cemitérios e capelas da empresa só ocorre quando as famílias concordam ou solicitam.
LEIA TAMBÉM:
Saúde mental dos cães também precisa de atenção
Veterinária explica como gatos promovem relaxamento e qualidade de vida
Profissional destaca pontos de atenção e recomendações na relação entre pets e bebês