in

CÃES&GATOS EM CURSO: ANE MAGI USA A MEDICINA VETERINÁRIA PARA RETRIBUIR O BEM AOS ANIMAIS

Estudante do 5º semestre da FMVZ-USP conta como foi realizar o desejo de estudar em uma universidade pública

Cláudia Guimarães, da redação
[email protected]

A estudante de Medicina Veterinária, Ane Magi, acredita que a iniciativa oferece informações importantes para melhor formação do conhecimento (Foto: divulgação)

A Merial (Campinas/SP) está percorrendo algumas universidades com sua Caravana do Conhecimento, ação que conta com a parceria da Revista Cães&Gatos VET FOOD e que será responsável por ministrar mais de 35 palestras com especialistas nas áreas de pets, ruminantes, equinos e aves.

A Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP, São Paulo/SP) é um dos destinos da caravana. A estudante do 5º semestre e embaixadora de Medicina Veterinária, Ane Magi, acredita que iniciativas como esta oferecem informações importantes para melhor formação do conhecimento técnico, além de selecionar temas contextualizados em aplicações comuns na clínica e que são passados de forma completa e atrativa. “Um dos diferenciais é o estimulo ao questionamento durante as palestras, transformando o conteúdo em algo mais palpável e fortalecendo nosso senso crítico. O que nos passa a certeza de credibilidade é o acréscimo mútuo, o ensinar de forma genuína, não apenas afirmações sem base, conteúdo superficial junto com a propaganda do produto”, menciona.

Desde os nove anos, quando teve o primeiro contato com uma gata, Ane criou responsabilidade e gratidão pelos animais. Pelo fato dos cuidados técnicos conciliado com o bem-estar animal que ela tanto se importava, foi que optou por seguir os estudos em um curso de Medicina Veterinária. “Procurando um suporte e mais autonomia nos procedimentos relacionados à saúde dos animais, tanto preventivo quanto de tratamento, foi que escolhi seguir a profissão”, cita na intenção de retribuir o bem que os pets sempre a fizeram.

Ane conta que estudar durante três anos em uma faculdade particular acrescentou bastante em sua formação, mas antes de ingressar no curso já carregava o desejo de estudar em uma universidade pública. “Um dia soube que havia vagas para transferência na USP e resolvi tentar, já que a universidade me atrai pela questão da pesquisa. Quando entrei, percebi que tinha muito mais a oferecer, como o grande incentivo no quesito multidisciplinaridade”, conta a universitária que realiza trabalhos em outros institutos, participa de ligas acadêmicas, grupos de estudo, coletivos e outras atividades que representam um acréscimo social, tecnológico e acadêmico.

Apesar do leque de opções de atuação dentro da Medicina Veterinária ser extenso, Ane diz que gosta muito de felinos, portanto tem como meta, a princípio, atuar com pequenos animais quando se formar. “Mas também gosto da parte de bem-estar em grandes animais e acredito que, mesmo sendo uma área com cada vez mais repercussão, precise de mais mobilização técnica como legislação e fiscalização. Uma boa saída seria o Brasil acompanhar a qualidade dos sistemas de criação majoritários da Europa”, aposta a graduanda que encara a atuação na Medicina Veterinária como uma maneira de gratificar a vida e o que a natureza sempre nos oferece.

A Revista Cães&Gatos VET FOOD irá sortear duas assinaturas em cada faculdade que a Caravana do Conhecimento passar e seguirá mostrando, por meio desta série de reportagens, as escolhas acadêmicas de futuros profissionais que entrarão no mercado. O objetivo da ação da Merial é levar conteúdo e conhecimento técnico para os estudantes de Medicina Veterinária do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UNIVERSIDADES DO MARANHÃO E DO MATO GROSSO ADEREM A PROJETO DE ENSINO DO CFMV

PARA CFMV, A PRESERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE É UMA GARANTIA PARA A SAÚDE ÚNICA