Fruto de uma iniciativa que surgiu no Canadá, chamada Yellow Dog Project, o ato de colocar uma fita amarela na coleira dos cães vai muito além de um enfeite e faz parte de uma campanha de conscientização.
Na realidade, esse é um aviso silencioso indicando que o animal precisa de espaço e não deve ser abordado pelas pessoas sem o devido cuidado. Dentre os principais motivos para isso estão idade avançada, comportamento reativo, medo de estranhos e até histórico de traumas.
Ato é uma forma de segurança
Como os cães estão cada vez mais frequentes em espaços públicos, inclusive nos com uma grande quantidade de pessoas, colocar uma fita amarela na coleira é uma forma de assegurar uma convivência mais respeitosa e segura, tanto com outros animais quanto com seres humanos.
Com isso, o laço funciona como uma forma dos tutores comunicarem de forma clara que o animal pode não ficar confortável com aproximações bruscas, especialmente, de desconhecidos, crianças e outros animais.
Além disso, através dessa campanha a ideia é conscientizar pais e responsáveis sobre a importância de orientar as crianças a não se aproximarem de qualquer animal sem antes consultar o tutor.
Logo, caso se veja um cão com laço na coleira é indicado pedir permissão para se aproximar, evitar contato físico com o animal, orientar as crianças a respeitarem a distância e manter um espaço seguro caso esteja com outro pet.
Fonte: ANDA, adaptado pela equipe Cães e Gatos.
FAQ sobre o fita amarela na coleira
Qual a finalidade da fita amarela na coleira dos cães?
A fita amarela presa na coleira dos cães representa um alerta de que não é indicado se aproximar dos animal sem permissão dos tutores.
De onde surgiu essa ideia?
A iniciativa de colocar uma fita amarela na coleira de cães surgiu no Canadá e é chamada de Yellow Dog Project.
O que fazer ao ver um cão com fita amarela na coleira?
O indicado é não se aproximar do animal sem permissão, evitar contato físico e orientar as crianças a manterem distância do animal.
LEIA TAMBÉM:
Segundo pesquisa, agressividade em cães pode estar relacionada a microbiota intestinal
Socialização: A importância dos pets conviverem com outros animais e humanos
Profissional ensina como prevenir conflitos entre pets de forma simples