- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades

Casa multiespécie é nova tendência e abraça todos os formatos de família

Entre pets e plantas, a boa convivência deve marcar os projetos residenciais e o mercado de decoração desse ano
Por Equipe Cães&Gatos
foto-casa
Por Equipe Cães&Gatos

Segundo um estudo conduzido pelo Instituto Pet Brasil em colaboração com o IBGE, o Censo Pet revelou que os brasileiros possuem atualmente mais de 139 milhões de animais de companhia, com os cães (40 milhões), gatos (24 milhões) e peixes (19 milhões) liderando em número. Répteis e pequenos mamíferos ocupam a última posição, somando 2,3 milhões de animais de estimação. Curiosamente, 47% desses animais residem na região sudeste do país.

Plantas também figuram como companheiras de muitos moradores. A tendência do Urban Jungle, vista anos atrás, retomou força durante a pandemia. Não à toa, o conteúdo segue crescendo no universo das redes sociais e reaqueceu o mercado de jardinagem e paisagismo.

A “gatificação” une espaços e torna a arquitetura favorável a todos os habitantes do espaço, sem deixar de lado a beleza e funcionalidade (Foto: divulgação Cris Farhat/CASACOR)

Um estudo divulgado pela WGSN, empresa especializada em pesquisa de tendências, apontou que, em 2024, a casa multiespécie será destaque no mundo da arquitetura e decoração. A previsão é que os espaços onde moramos se adaptem cada vez mais às necessidades dos seres vivos que ali habitam: sejam eles salamandras ou samambaias.

Vale ressaltar que, na concepção desses ambientes, é importante uma pesquisa prévia para garantir as melhores condições de convivência. Atenção especial às plantas, que podem ser tóxicas para os pets e, também, aos itens essenciais de proteção e segurança, como telas para janelas e portas anti-fuga.

Além de espaços dedicados – pátios, banheiros, piscinas, playgrounds – a nova geração busca praticidade de manutenção e, claro, senso estético. 

Fonte: Casacor, adaptado pela equipe Cães e Gatos. 

LEIA TAMBÉM:

Tumores em tartarugas podem indicar que as praias estão muito poluídas

O pelo dos pets costuma cair mais durante o outono?

Quais cuidados são essenciais com a pele dos animais no tempo seco?

Compartilhe este artigo agora no

Siga a Cães&Gatos também no