O governo do Distrito Federal confirmou, na última terça-feira (03/06), um caso do vírus da gripe aviária (H5N1) no Zoológico de Brasília. O diagnóstico foi feito após a análise de um irerê, ave silvestre encontrada morta no parque no dia 28 de maio. O Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA-MAPA), em Campinas (SP), foi responsável pela confirmação.
Em resposta à situação, o Zoológico de Brasília permanecerá fechado até o dia 12 de junho, caso não sejam registrados novos casos.
A decisão foi tomada em conjunto com o Ministério da Agricultura e segue o protocolo de contenção do vírus estabelecido para proteger a saúde pública e o meio ambiente. A vigilância contínua será mantida até a data definida, segundo o governo local.
A Secretaria de Agricultura (Seagri) esclareceu que não há risco para o consumo de carne de frango ou ovos inspecionados e recomendou cuidados à população.
A orientação é para que não se manipule aves mortas e que qualquer caso de mortalidade súbita ou sinais respiratórios e neurológicos em aves seja imediatamente notificado às autoridades locais.
O incidente é o terceiro caso confirmado de gripe aviária (H5N1) no Brasil em 2025. Anteriormente, o vírus foi identificado em Montenegro, no Rio Grande do Sul, em uma granja comercial, e no Zoológico de Sapucaia do Sul, também no estado gaúcho.
Fonte: Exame, adaptado pela equipe Cães e Gatos.
FAQ
O que é a gripe aviária?
A gripe aviária, também chamada de influenza aviária, é uma enfermidade infecciosa causada pelo vírus influenza A. Ela afeta, principalmente, aves domésticas e silvestres.
Cães e gatos podem se infectar com a gripe aviária?
A contaminação de cães e gatos com a gripe aviária não é comum, mas pode acontecer, especialmente se houver contato direto com aves doentes e ambientes contaminados.
Quais são os sintomas da gripe aviária?
A gripe aviária causa sintomas respiratórios e gastrointestinais. Dentre eles, pode-se citar tosse, dificuldade respitória, diarreia e vômito.
LEIA TAMBÉM:
Pets também podem ser infectados pelo vírus da gripe aviária?
Médico-veterinário alerta para a importância da higiene em hospitais e clínicas veterinárias